Ponto de Referencia

Meditação do dia 03/01/2016

2 Rs 14.3E fez o que era reto aos olhos do Senhor, ainda que não como seu pai Davi; fez, porém, conforme tudo o que fizera Joás seu pai.

Ponto de referencia – Você já parou para pensar sobre a importância dos pontos de referencia? Mesmo com os modernos meios de orientação via satélite e outras formas, sempre precisamos de pontos de referencias. Os atletas precisam de referencias para atingir metas e alvos, no trânsito, as faixas fazem mais do que sinalizar, sem falar nas placas, outros meios indicativos. Na vida, também aplicamos esses mesmos princípios. Alguém sempre está à frente servindo de parâmetro para novos caminhantes. Moralmente, buscamos pessoas de boas atitudes para espelharmos e para exemplificar para os filhos e os mais novos. Espiritualmente, olhamos para a palavra de Deus e para pessoas que já trilharam os caminhos que agora estão à nossa frente. Os personagens do passado, que andaram com Deus e venceram, são nossas principais referencias. Nenhuma delas, supera o Senhor Jesus, que foi perfeitamente bem sucedido em tudo e é o Mestre por excelência. Entre os reis do Israel antigo, tiveram basicamente duas grandes referencias positivas e negativas: O rei Davi serviu de guia para todos os bons reis e todos eram comparados ao homem segundo o coração de Deus. Aqui no texto de hoje, vemos um novo rei de Judá, amazias, que foi muito bom, mas não como Davi, seu pai… Ele deixou a desejar em alguns aspectos e mesmo que isso não o desqualificasse, ele não atingiu o patamar de integridade e retidão do seu ancestral famoso. O outro rei que se notabilizou como parâmetro de maldade, impiedade e provocação a Deus, foi Jeroboão, que reinou em Israel (norte) e ninguém se igualou a ele, embora o rei Acabe tenha se esforçado bastante para fazer o mal, ainda ficou aquém. Como pastor de igreja local, constantemente falo aos irmãos para adotem um postura de imitar sempre as melhores pessoas e as referencias positivas e construtivas de destaque e não se basear em referencias ruins, em condições piores que a deles mesmos. Ao observar várias possibilidades e concluir que ao menos não sou a pior, ou a última em algum quesito, isso não é nada bom! O foco deve estar nos primeiros, nos melhores e ambicionar se aperfeiçoar a cada dia. Quais seus alvos e metas para 2016? Ser apenas menos ruim do foi em 2015 ou ganhar muitas posições? Você leu a Bíblia toda? Não! Nunca? Que tal colocar isso como meta a ser atingida? Com a leitura de quatro capítulos diários, a meta se torna possível. Oração – Qual foi a constância e o tempo diário em média? Que tal subir isso? Crescimento espiritual, evangelismo, beneficência, voluntariado. Esse ano, completo quarenta anos de fé, preciso fazer um balanço e ainda dá tempo de corrigir e melhorar alguns índices. Vem comigo nessa experiência de progredir sempre?

Senhor Jesus, obrigado por guiar os nossos passos no caminhar contigo nesse novo ano e no desejo de alcançarmos maiores e melhores objetivos. Precisamos da ação do se Espírito Santo para nos conduzir a uma vida plena de serviço e dedicação ao teu reino. Abra novos horizontes diante de nossos olhos e capacita-nos a lutar e vencer um dia de cada vez. Rejeitamos o desânimo e a negligencia e acatamos os teus conselhos de sermos diligentes e prudentes. Obrigado pela força diária, no teu santo nome, oramos. Amém!

Pr Jason

Deixe um comentário