Meditação do dia 06/01/2016
2 Rs 17.36 “Mas o Senhor que os tirou do Egito com grande poder e braço forte, é quem vocês adorarão. Diante dele vocês se inclinarão e lhe oferecerão sacrifícios.”
Lembrando nossas raízes – Por muito tempo, me perguntei porque os textos bíblicos do Velho Testamento, repetiam tanto a história da saída dos hebreus do Egito, e principalmente, por que Deus insistia tanto em lembra-los desse fato e do modo poderoso como ele aconteceu. Com o passar dos anos e o crescimento na caminhada de fé, vim a compreender a razão desses fatos. Todos nós temos uma história e fazemos parte de um contexto, no qual as vezes somos protagonistas e em outras somos meros coadjuvantes, num grande cenário onde interagimos com outros que também estão indo na mesma direção. Ninguém vive só e isolado, sem depender da presença e dos préstimos que outras pessoas podem oferecer. Assim, a nossa história se cruza com outras tantas, e fazemos parte da história de outros tanto quanto eles fazem da nossa. Não iniciamos ontem e tampouco terminaremos amanhã, somos a continuidade de nossos ancestrais e pretendemos deixar um legado para nossas próximas gerações. Entre essas coisas, há algumas que tem cunho permanente e não devem ser esquecidas, nem agora e nem nunca, porque fazemos parte de um projeto divino que inclui a eternidade; e eternidade não pode ser feita de coisas efêmeras, transitórias e de tão pouco valor, que podem ser susbstituídas a qualquer momento. Então, Deus estava sempre lembrando e relembrando aquele povo de suas origens, quem eles eram e em que se tornaram, especialmente por causa da presença e da ação de Deus em favor deles. Começando com Abrãao e os demais patriarcas, até se tornaram uma nação e necessitarem de sua libertação, de um território e de uma formatação como nação, com identidade e destino. Então eles não poderiam jamais esquecer isso, para se fundirem com outros povos, culturas e cultos, perdendo assim a sua essência. O mesmo se dá conosco, precisamos ser lembrados sempre de onde partimos e assim sabermos quem somos e onde estamos, para termos uma referencia para onde ir e como chegar lá. Nossa história pessoal e familiar, tem uma marca especial, quando Deus passou a fazer parte da nossa vida, e assim a nossa história passou a ter um novo foco, para um novo final; esquecer isso, é comprometer tudo. Um povo que não tem memória, é um povo sem futuro. Assim como um cristão que omite ou ignora sua origem, dificilmente se manterá focado na sua vocação. Nosso acordo é com Deus e nosso culto, também é para ele.
Senhor meu Deus e Pai, sou grato pela minha história e pela nova direção que propuseste a mim. Sei que a minha história faz sentido ao abençoar outras vidas que andam próximas de mim. Desejo que a tua graça me fortaleça e a cada irmão de caminhada, para juntos suportemos uns aos outros em amor e sirvamos de apoio nas duras horas que teremos que enfrentar. Que hoje seja um dia de bênção e oportunidades de ver a tua mão agindo poderosamente por nós e através de nós. Amém!
Pr Jason