Cabeça de um Coroa de Outro

Meditação do dia 03/02/2016

1 Cr 20.2 “E Davi tirou a coroa da cabeça do rei deles, e achou nela o peso de um talento de ouro, e havia nela pedras preciosas; e foi posta sobre a cabeça de Davi.”

Cabeça de um e coroa de outro – “Quem anda pela cabeça dos outros é piolho!” “Cada cabeça, uma sentença!” Olhando para a história contada aqui, eu me ponho a pensar nos motivos que apareceram no coração e na cabeça de Davi para fazer tal coisa. Coroa é um objeto, um adereço, que traz consigo um simbolismo muito grande, forte e respeitado. A coroa se tornou um símbolo de estado; todo estado com regime de governo monárquico, se diz que é governado pela “coroa.” Assim, ela se torna maior até mesmo que a pessoa que a utiliza. Também a coroa, como objeto, adereço, é personalizada, feita sob medida para a cabeça de que irá utilizá-la. Assim, ela também carrega aspectos do caráter e da personalidade desse nobre. Se a pessoa é vaidosa, gosta de se mostrar e ostentar o seu poder e grandeza, ele expressa isso pelo formato, tamanho, materiais e quantidade de outras jóias e pedras preciosas que agrega; se for uma pessoa simples e despojada, ela também demonstrará isso. Então, pensando nesses possíveis aspectos, Davi, sendo rei de um estado teocrático, onde ele representava o governo de Deus sobre a nação, sendo de fato e de direito, um ministro de Deus para governar, sua coroa deveria revelar traços disso. Creio que assim como Deus revelou a Moisés, as peças de vestuário oficial dos sacerdotes e uma mais requintada, para o sumo sacerdote, com diversos adereços, incluindo uma mitra (diadema, faixa para a cabeça – o papa e cardeais católicos e ortodoxos utilizam); com certeza, seria possível o rei também ter uma coroa com design celestial, ou criada por alguém especialmente para ele. O exército de Israel venceu uma guerra, tomaram o poder e subjugaram o rei e seu povo, confiscando os bens e tesouros e até a coroa real. Davi gostou da coroa do rei e a colocou em sua cabeça. Normalmente toda coroação é feita numa cerimonia religiosa, com cunho espiritual e então a joia colocada na cabeça do monarca é um objeto consagrado e dedicado. Eu pergunto: O que um homem de Deus, com estreita comunhão com Deus, tem na cabeça, para colocar uma coroa de alguém pagão, idólatra e fracassado, derrotado? Se a coroa é o símbolo de glória, que tipo de glória Davi cobiçou, achou bonito, precioso e quis para si? O que uma igreja com vocação e ministério, larga seu caminho para copiar moda de outros grupos? Por que  pastores ficam pulando de movimento em movimento, colocando coroa dos outros em suas cabeças? Quando Deus nos chamou, ele nos revelou o que esperava de nós em seu serviço; se alguém não sabe disso até hoje, ou não foi chamado, ou não gastou tempo com Deus para saber seu lugar e seu ministério, ou pior ainda, vive cobiçando o ministério de outros. Cada um tem ou terá a sua coroa, até Jesus teve a dele e ela designa e simboliza com propriedade sua pessoa, seu ministério e seu caráter. Meu amado, “dê a César o que é de César…” fique com a sua coroa, tira da cabeça a idéia e a coroa que não é sua!

Senhor de toda a glória, é tão maravilhoso saber que estás coroado de glória e poder, honra e majestade; obrigado por providenciar um lugar e um espaço para todos nós no teu serviço. Que haja satisfação e alegria em te servir onde e com os meios fornecidos por ti, em funções que glorificam o teu nome e assim cada um pode cumprir fielmente o papel que lhe foi confiado no Corpo de Cristo. Oro, por um coração agradecido por ser quem sou, estar onde estou e fazendo o que faço, sob tua graça; que o meu coração não envaideça e venha cobiçar o espaço de outros, enquanto deixo de fazer o esperas de mim, em nome de Jesus, amém!

Pr Jason

Deixe um comentário