Qual o Tamanho de Deus?

Meditação do dia 14/02/2016

2 Cr 2.6 “Porém, quem seria capaz de lhe edificar uma casa, visto que os céus e até os céus dos céus o não podem conter? E quem sou eu, que lhe edificasse casa, salvo para queimar incenso perante ele?”

Qual o tamanho de Deus? Filosoficamente deve ser uma grande pergunta, ou ao menos uma boa pergunta, que permite muita argumentação até uma grande variedade de respostas e alternativas. Como não dá para pensar em Deus como sendo uma pessoa física, como nós humanos, pois aí daria para medir sua estatura. Espiritualmente falando, ai sim, fica ainda mais complexo o processo, porque teremos que partir para palavras como infinito, imensurável e outras mais. Poeticamente também teríamos muito campo a ser percorrido, pois a licença poética permite descrições lindas e exageradas e ainda assim, não faria jus ao que realmente precisamos ou pretendemos. Um cristão de temos idos, fez uma narração, sobre o amor de Deus, usando expressões como: “Se o mar fosse tinta, e o céu fosse papel, e cada árvore fosse transformada em pincel, ainda seria pouco para descrever o amor de Deus que é sincero e fiel.” Mas só podemos compreender Deus por estrita revelação do próprio Deus, que o faz através do Espírito Santo e assim conseguimos, dentro de nós, no nosso espírito, ou no nosso coração ter certos parâmetros da grandeza daquele que servimos e adoramos, como sendo não só grande, mas grandioso. Salomão ao tomar a iniciativa de edificar um templo, para adoração ao Deus de seus antepassados, Abraão, Isaque e Jacó, que se revelara a Moisés e transmitira leis e mandamentos para um relacionamento com eles, como povo de Deus;  se viu numa situação de redefinir suas afirmações e convicções de fé, pois se iria construir uma casa para Deus, ela teria que representar essa pessoa que ali seria cultuada; então ele percebeu que não seria possível construir uma casa para Deus, pois ele, o seu Deus era imensamente grande, fora dos termos e medidas humanas, pois “…os céus e até os céus dos céus o não podem conter…” Que medidas são essas? Então Salomão concluiu que no máximo ele poderia edificar uma casa onde se ofereceria ofertas e sacrifícios como culto a Deus. Hoje, pessoalmente não mudou nada, ainda não temos como conter Deus em qualquer lugar, seja uma igreja, seja um edifício ou qualquer outra estrutura…. Mas esse mesmo Deus e senhor, cabe no coração! No meu e no seu coração! “Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos” (Is 57.15).

Obrigado, paizão, por seu imenso amor, tão grandes és tu, que as nossas palavras se tornam pobres em significado para expressar o que és. Graças te rendemos e declaramos com fé, que não há nada e nem ninguém como o Senhor, nosso Deus, grande em força e poder, rei do universo e soberano sobre tudo e sobre todos, mas que se digna de habitar no coração de pessoas simples e pecadoras como eu, mas que se rende a ti e se curva diante de tamanha grandeza, glória e majestade. A ti, a honra, a glória e o louvor em todo o tempo, em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário