Sem Final Feliz

Meditação do dia 04/03/2016

2 Cr 21.20 “Era da idade de trinta e dois anos quando começou a reinar, e reinou oito anos em Jerusalém; e foi sem deixar de si saudades; e sepultaram-no na cidade de Davi, porém não nos sepulcros dos reis.”

Sem final feliz – Avida de uma pessoa pode ser vista resumida numa única e curta frase em sua lápide. Pode ser a condensação de virtudes, depuradas, destiladas e apenas a essência, se vê naquela frase pequena. Também pode ser o último esforço de alguém em ao menos dizer alguma coisa que o defina, pois deixar em branco já seria uma homenagem imerecida. De todas as pessoas de quem a Bíblia fala alguma coisa sobre sua morte, essa, do rei Jeorão, é uma das mais tristes que vejo. Imagine ler na lápide de alguém: “Foi sem deixar de si saudades!” Não gostaria de ser insensível, mas dá vontade de sugerir outras alternativas para expressar o que foi a vida de uma pessoa como essa e talvez ficasse bem assim: “Foi tarde!” ou “Enfim, se foi” ou ainda melhor e mais econômico: “Foi!” Você pode estar pensando, o que foi que esse homem fez ou não fez, que terminou desse jeito, tão desprezado? Leia por si mesmo a descrição de sua vida e de seu reinado, nesse capítulo 21 do segundo livro das Crônicas. Uma pessoa filha de um rei piedoso, generoso, espiritual, justo e dedicado ao seu povo e de grandes experiências com Deus e tudo isso presenciado por essa “amostra grátis de grande tribulação.” Com certeza Jeorão estava ao lado do pai naquelas reuniões de oração e adoração a Deus, antes e depois daquela guerra onde eles não tinham chances humanas de vencer, mas clamaram a Deus coletivamente, toda a nação, com homens, mulheres e filhos de todas as idades, buscando a Deus por socorro e livramento e depois voltaram para agradecer. Ele teve muitos irmãos, mas o pai o preparou para ser o sucessor e deixou isso muito claro, provendo habitação e bem estar para todos os demais filhos, em cidades do interior, permitindo que ele se dedicasse ao reino sem sombras de algum possível golpe ou divisão de poder com irmãos. Mas assim que se estabeleceu no trono, matou todos os seus irmãos, apenas o caçula não foi executado. Numa meditação anterior sobre o rei Jeosafá, eu levantei a questão de o porque um homem tão piedoso se aliou com um rei tão perverso, como o rei Acabe de Israel? Agora aparece a resposta; o casamento de seu filho Jeorão com uma filha de Acabe, trouxe toda a perversidade e maldade daquela família para dentro da corte de Jerusalém. Fazer aliança com o mal e o pecado, sempre trará consequências desastrosas para qualquer um, ainda que muito fiel e piedoso. O bem em alguma circunstancia pode se tornar mal ou errado; mas o mal, nunca, em circunstancia alguma se tornará bem ou certo. Já fiz a seguinte pergunta para as pessoas da igreja que pastoreio: “O que estará escrito na sua lápide?” Não é agouro, ou desejar o pior, a questão é que sou eu, quem escolho o que um dia será escrito lá, por meio das decisões e comportamento que apresento agora, hoje, em vida. Como é o nosso papel na sociedade e comunidade onde vivemos, como nos relacionamos, é que determina a última homenagem recebida.

Pai de amor, obrigado por nos dar uma vida inteira para fazermos o bem e o certo e influenciar a vida de outras pessoas para melhor. Obrigado pelos bons exemplos que outros nos deixaram e até dizemos que deixaram saudades e não os esqueceremos. Permita que eu construa relacionamentos duráveis e abençoadores para o tempo e a eternidade; de maneira que ou vivamos ou morramos, somos do Senhor e fazemos para o Senhor. Graças, Senhor pelo dom da vida e da vida eterna que em Cristo podemos alcançar. Dá-nos um coração de servo e uma vida de mordomo responsável, que sabe usar os bens, o tempo e a oportunidade, sem se assenhorear de nada para si ou para o benefício próprio. Em nome de Jesus, amém!

Pr Jason

Deixe um comentário