Tempo de Sentir Vergonha

Meditação do dia 13/03/2016

2 Cr 30.15 “Então sacrificaram a páscoa no dia décimo quarto do segundo mês; e os sacerdotes e levitas se envergonharam e se santificaram e trouxeram holocaustos à casa do Senhor.”

O tempo de sentir vergonha – Me lembro muito bem que o pastor Ricardo Linder, nosso professor de Velho Testamento no seminário, dizia que “vergonha” é a perda de autoridade. Ficamos envergonhados quando somos apanhados em uma situação que nos deixa sem autoridade para explicar ou justificar o que está exposto. O nosso texto aponta uma grande convocação da parte do rei para que as pessoas se humilhassem e viessem celebrar a festa da páscoa, como determinado por Deus. Durante os últimos anos, havia sempre razões para que essa festa não fosse realizada e assim os anos foram se passando e a celebração ficando de lado. Quando as multidões começaram a chegar e as ofertas e sacrifícios demandaram mão de obra especializada, por parte dos sacerdotes, muitos deles não estavam em condições de se apresentarem. O ritual exigia um grau de consagração e santificação cerimonial e muita gente provavelmente deixou para o último dia, as últimas horas e acabou não dando tempo. O rei e os sacerdotes perceberam que o povo comum foram mais rápido em se purificaram e assim estarem prontos do que os sacerdotes, que eram as pessoas que deveriam liderar as ações. A idéia, parece ser, que eles não botaram fé, que as coisas realmente aconteceriam. Tiveram uma expectativa abaixo do esperado e acabaram por passarem vergonha. Não pretendo promover um cisma entre leigos e clérigos; na nova aliança, em Cristo não há diferença entre um e outro, pois todos são sacerdotes de Deus, para ministrar a ele e ao povo. Cristo sacrificou-se em favor de todos igualmente, não havendo qualquer tipo de separação, não há escolhidos e rejeitados, abençoados e malditos, mas Cristo é tudo em todos. Estamos aguardando a volta de Jesus para acontecer à qualquer momento e a ordem para todos foi que vigiassem e estivéssemos todos preparados, aguardando a hora bendita em que o nosso Senhor se manifestará. Quando não conseguimos nos comportar ou seguir instruções claras de Deus e de sua Palavra, claro, devemos nos envergonhar e nos propor a fazer os acertos e ajustes necessários. Somos o sal da terra e a luz do mundo, então de nós é esperado algo um pouco mais elevado do que dos demais habitantes da terra. Como tal, devemos sentir vergonha a ponto de corrigirmos os pontos falhos. Contando com a graça de Deus podemos mais e melhor e isso é esperado de nós.

Senhor, me coração e a minha alma se apegam a ti, tu és a fonte da minha alegria e da minha esperança. Somos os canais por onde o teu favor chega as vidas em necessidade e precisamos estar limpos e desimpedidos para que a tua provisão flua normalmente até essas vidas. Conceda-me a graça e o favor de andar em novidade de vida todos os meus dias e me portar de modo que seja uma boa testemunha do teu amor e propósitos para salvar e abençoar muitas vidas. Em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário