Meditação do dia 18/03/2016
2 Cr 35.14 “Então, Neco lhe mandou mensageiros, dizendo: Que tenho eu contigo, rei de Judá? Não vou contra ti hoje, mas contra a casa que me faz guerra; e disse Deus que me apressasse; cuida de não te opores a Deus, que é comigo, para que ele não te destrua.”
De que lado Deus está? – Perguntar de que lado Deus está numa disputa, parece uma ação de insana insensatez; mas pode não ser uma mera maneira de filosofar. Embora todo cristão saiba e creia que Deus é soberano sobre todas as coisas e infinitamente grande; além de imparcial, mas no fundo, no fundo mesmo eles acreditam que Deus seja cristão, e alguns até arriscam que Ele é Evangélico e uns mais ousados, que Deus é da sua própria denominação. Há pessoas que acreditam piamente que Deus separa uns como seus filhos e os outros é só o resto, e a grande batalha é nós e Deus contra o resto. O Rei Josias, foi uma pessoa maravilhosa, um bom rei e fez coisas que realmente agradaram a Deus; também foi um restaurador das saudáveis práticas da fé judaica e zeloso para com o culto e o templo. Mas em certa etapa da vida, ele resolveu interceptar o rei do Egito que estava de passagem para fazer guerra contra uma outra nação e Josias não era aliado de nenhuma das partes e não tinha nada com o conflito em questão, mas resolveu se intrometer mesmo assim. O rei do Egito mandou a ele uma mensagem, que o versículo do nosso tema hoje. O rei foi muito claro, ao dizer que não tinha questão com ele e o contrário também era verdade; mas que Josias ficasse em paz e sossegado em sua casa. Acredito que a presunção do coração de Josias, foi se sentir ofendido pelo fato de rei do Egito dizer que Deus havia falado com ele e lhe comunicado uma palavra de vitória contra um adversário. Então Josias imaginou que isso era impossível, afinal, Jeová era o Deus de Israel e que lutava por Israel e contra os inimigos de Israel, nunca seria favorável ao Egito ou a qualquer outro povo. Deus estava sendo um Deus exclusivo de um único povo e ninguém poderia arrogar para si esse direito de também ser abençoado por Deus. Quero dizer, aqui, que não há uma postura de minha parte sobre ecumenismo ou misturar tudo e vai dar no mesmo. Mas se a minha fé ensina que Deus criou todos os povos, que Ele ama todos os povos e que todo aquele que lhe invocar será abençoado; que Ele não faz acepção de qualquer espécie, então porque me assustar quando alguém fora do meu círculo de convivência diz algo sobre Deus? Missionários nossos que atuaram na amazonia, contam histórias como a do índio de certa tribo já bem evangelizada, mas ele próprio não se convertera e um dia ao voltar de uma pescaria sem bons resultados, e preocupado com a família já faminta na aldeia, teve um encontro com alguém que ele afirma ser o Jesus que os missionários pregavam, que lhe apareceu na selva e indicou um local onde pegaria bastante peixe e ele realmente foi lá e pegou muitos e bons peixes. Depois ele disse aos missionários que conhecia pessoalmente esse Jesus que vocês falam, pois ele me ajudou na pescaria. E aí? É história de pescador ou não detemos os direitos exclusivos sobre revelações de Deus?
Senhor, tu és soberano sobre todas as coisas e não temos todo o conhecimento que nos dá o direito de exclusividade. Somos amados, aceitos e guardados por ti, de forma muito amorosa e especial. Mas precisamos nos submeter à tua perfeita vontade e ao amor redentor que tens para com todos os povos. Oro ao Senhor com um coração desejoso de experiências novas a cada dia contigo e com tua Palavra. Obrigado pela pessoa maravilhosa do Espírito Santo que nos guia a toda a verdade. Que o teu amor alcance muitas vidas e não seja impedido pelo nosso orgulho ou vaidade. Jesus ama todos as pessoas igualmente ama a mim e aos meus. Permita que eu tenha discernimento para saber que o Senhor pode falar com qualquer um, desde que seja do teu propósito. Em nome de Jesus, amém.
Pr Jason