Sem Remédios

Meditação do dia 19/03/2016

2 Cr 36.14 “Eles zombavam dos mensageiros, desprezavam as palavras de Deus e mofavam dos seus profetas, até que subiu a ira do Senhor contra o seu povo, e não houve remédio algum.”

Sem remédios – Ficar numa condição de não ter recursos é muito ruim, é muito drástico. Quando vemos essas notícias de calamidades extremas, onde as pessoas ficam inacessíveis ao socorro e ajuda humanitária, até mesmo à distancia, nos desesperamos por elas. Mas quando vemos uma nação sofrendo o juízo divino de forma impiedosa por causa dos seus pecados e escolhas erradas, sentimos pena daquelas pessoas menos favorecidas que não tem muitas possibilidades também não necessariamente tinha culpa nos grandes pecados da nação. Olhando para esse texto e podemos notar que Deus leva em consideração à luz que esse povo tem, em termos de conhecimento de sua pessoa e da revelação de sua palavra a eles. Por muito tempo o Senhor vinha chamando a atenção desse povo, para que se arrependesse e mudasse de rumo. Ele fazia isso através dos seus servos os profetas, ou mensageiros enviados para mostrar-lhes a condição em que estavam vivendo e como era necessário uma mudança de posição. Mas ao invés de prestarem atenção na Palavra de Deus, e dar ouvidos aos mensageiros por ele enviados, eles e aqui, se trata de um estado depravado institucionalizado; aquilo virara cultura antagônica à verdade. Zombaria, escárnio, desprezo não só à verdade, mas a quem a sustentasse e a proclamasse. Virou mania nacional! Chegou a um tal ponto que Deus disse: “Basta: Não dá mais!” Então eles foram levados ao cativeiro, para aprenderem na prática a diferença entre a servidão à Deus e a servidão aos homens. Confesso que não me agrada um estágio desse nível. Apenas à nível de exercício mental, eu já refleti: Se o Brasil, tivesse que cair sob o domínio de uma potencia mundial, sob qual delas seria bom, ou menos ruim? Não gostei nada das conclusões que observei; pois desde os nossos patrícios portugueses que descobriram nossas terras e não deixaram saudades com seu tipo de governo e modo como nos tratavam como povo, não dá para querer repetir de novo. Nos livramos deles em 1822 e ao observar as outras colônias deles na África, como Angola, Monçambique, Guiné Bissau, etc, que só no século XX, nos anos 70 conseguiram sua liberdade, e os anos de dominação não lhes ajudaram muito e quanto saíram o estrago que deixaram foi muito grande. Mas os outros países que dominaram colônias, fizeram algo melhor em algum lugar do planeta? Os homens definitivamente não são o melhor caminho para ensinarem outros povos sobre obediência. Deus ainda é o melhor Senhor em todo e qualquer sentido. Suas leis são justas, seus caminhos são retos e tudo que Ele faz é revestido de amor e graça. Manter Deus distante da vida, nunca é sábio. Zombar das verdades de Deus é sinal de estupidez. Ser rebelde e contumaz, não trás progresso a ninguém. Quando Deus te advertir, procure agir prontamente em obediência e alegria. Você só tem a ganhar.

Pai, obrigado pelas lições que a vida pode nos ensinar, mas isso não substitui a obediência imediata à tua Palavra e à tua vontade. Sou grato, por todas as oportunidades que recebi para refazer meus caminhos e andar novamente nos trilhos do Senhor. Que a tua Palavra me conduza para mais perto de ti, a cada dia. Em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário