Meditação do dia 02/04/2016
Ne 4.2 “E falou na presença de seus irmãos, e do exército de Samaria, e disse: Que fazem estes fracos judeus? Permitir-se-lhes-á isto? Sacrificarão? Acabá-lo-ão num só dia? Vivificarão dos montões do pó as pedras que foram queimadas?”
Pedras queimadas – Podemos trabalhar as lições das experiências de Neemias e seu trabalho na reconstrução dos muros e da cidade de Jerusalém, bem como da nação israelita, adaptando tudo isso à nossa vida e nossas experiências no reino de Deus e na nossa convivência social. Restaurar uma cidade que fora viva, linda, cheia de alegria e riquezas materiais e culturais e se acha em ruínas e escombros não tão diferente de restaurar pessoas e famílias, que também foram felizes, prósperas e cheias de vida, mas que passou por reveses e não ficou pedra sobre pedra. Além da reconstrução em si, ainda há inimigos externos torcendo pelo pior e declarando insistentemente que não há mais jeito para isso, acabou! As pedras calcárias das quais a maioria das construções foram edificadas, não resistem muito ao calor de incêndios e praticamente se desmancham com o tempo. Então, o que se podia aproveitar dali era muito pouco e provavelmente já não seria um material tão resistente quanto já fora; os adversários do povo de Deus sabiam disso e ainda potencializavam mais o drama. Não é assim que o mundo faz com as pessoas que querem mudar de rumo e reconstruírem suas vidas? O trabalho de lidar com a imagem destruída que eles tem deles mesmos e do que lhe falam os parentes e “amigos” torna mais complicado ainda o discipulado e a integração. Mas uma coisa é preciso ser dito: Deus é especialista em restaurar pedras queimadas. Abraão se queimou, Isaque, Jacó, Moisés, Davi, Pedro, Paulo, Jason e tantos outros. Vidas que viraram cinzas e que poderiam ser simplesmente varrida do mapa por qualquer vendaval da vida, Deus se manifestou misericordioso em Cristo Jesus e mudou essas histórias. Todos os dias eu agradeço a Deus por ter mudado o rumo da minha vida! Tinha tudo para dar errado e ser um desastre e uma vergonha total, e olhando hoje o que Deus fez, o que a Palavra dele produziu em mim, eu fico muito agradecido e motivado a servir e me dedicar a Ele e ao serviço dele. E a história de quase todos os meus amigos e companheiros de caminhada não é muito diferente disso. Graças a Deus, pelo seu dom inefável, como diz Paulo. Neemias restaurou os muros, com o que os inimigos recusavam e dizia inútil e sem qualidade. Os muros foram restaurados, ficaram bons, a cidade ficou protegida e os inimigos ficaram de fora. Deus restaura de fato! Se você tem se sentido queimado, quebrado, enfraquecido, desprezado, descartada… o Deus restaurador, ainda tem propósitos para sua vida, como teve para a minha!
Senhor, eis nos aqui, um monte de pedras queimadas pela vida e pelo pecado. Somos um verdadeiro monte de escombros, que só as tuas mãos hábeis e os teus olhos clínicos, podem perceber uma possibilidade boa, mas transforma-nos pai em elementos para compor a tua grande obra, a edificação de muros, torres e lugares de refúgios para tantos outros peregrinos que ainda hão de chegar nesse ponto, cansados e sobrecarregados. Obrigado pelo sentido bom que deste a minha vida e assim agora tenho um destino e um propósito e é muito precioso servir a ti e à tua causa. Graças, Pai, Graças Senhor Jesus, Graças Espírito Santo! Amém.
Pr Jason