Devocional

Meditação do dia 07/04/2016

Ne 9.3 E, levantando-se no seu lugar, leram no livro da lei do Senhor seu Deus uma quarta parte do dia; e na outra quarta parte fizeram confissão, e adoraram ao Senhor seu Deus.”

Devocional – A prática pessoal de cultivar um tempo devocional diário serve também como termômetro para aferir a temperatura espiritual da pessoa. É um hábito saudável e altamente terapêutico; dificilmente encontramos pessoas com vida devocional constante e equilibrada, enfrentando crises bobas e vivendo aquém do ideal de fé. Sempre que alguém me procura para aconselhamento e diz que está cheio de problemas, está frio e desanimado, com muitas reclamações e dúvidas, a minha primeira pergunta é: Como está sua vida devocional? Ainda não encontrei uma que diz: está ótima, crescente e constante. A regra é que não está fazendo e quando faz é muito raro e superficial. Pessoas que tem o hábito de falar com Deus sobre suas necessidades, antes de falar aos outros, normalmente são vencedoras e utilizam da comunhão e amizade cristã, para prestar contas, testemunhar e quando muito, para confirmar a vontade de Deus para situações sobre as quais já oraram. No nosso texto de hoje, encontro um modelo bom e simples de tempo devocional, que pode ser utilizado individualmente, como também por uma coletividade, como a igreja ou grupo de pessoas que desejam investir um tempo de comunhão e consagração juntos. A idéia aqui começou com a leitura da Palavra de Deus, em seguida separaram um tempo igual para a prática da confissão. Modernamente, os cristãos tem corrido da confissão e isso se deve a hiper valorização do individualismo e humanismo. Submissão e prestação de contas não são atitudes bem vindas e admitir pecados e fraquezas para outros não é visto como saudável. Exatamente oposto aos conceitos bíblicos e cristãos. Mas pode acreditar, Deus valoriza e as Escrituras ensinam, prescrevem e ordenam a confissão. “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia” (Pv 28.13). A prática da leitura da Palavra de Deus seguida da confissão, produz uma atmosfera de quebrantamento, louvor e adoração, que eleva a alma a níveis de comunhão e intimidade espiritual que é tão bom e quase indescritível em palavras. O mover do Espírito Santo sempre segue essa trilha: A Palavra, a confissão, a oração e o quebrantamento, que faz nascer louvor e adoração genuínos. Experiencias assim acontecendo diariamente e constantemente, com certeza trará desenvolvimento espiritual e edificação ao corpo de Cristo. Saia da mesmice, invista em sua vida devocional.

 

Sonda, o Deus o nosso coração e guia-nos pelos caminhos eternos da comunhão e da piedade espiritual. Revela o teu querer nesse dia e permita que o quebrantamento verdadeiro nos alcance. Renova, ó Senhor a vida devocional de teus filhos, que precisam se alimentarem da tua presença e da tua glória. Em nome de Jesus, amém.

 

Pr Jason

Deixe um comentário