Meditação do dia 19/05/2016
Jó 28.28 “E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência.”
Falou bonito e certo – Um dos temas bíblicos que mais me fascinam é o da sabedoria, que arrasta consigo a inteligência e o conhecimento, eles formam uma tríade poderosa e de muita importância na vida de qualquer pessoa. Jó discursou nesse capítulo em sua defesa contra os argumentos piegas dos seus amigos, falando sobre a sabedoria e sobre o seu valor. Ele faz coro com Salmos e Provérbios que dizem que não há entre os tesouros humanos e entre os bens que universalmente são atribuídos altos valores, nenhum deles, e nem a combinação de todos eles juntos, se compara a ter sabedoria. É uma virtude tão preciosa, que a Palavra de Deus lhe atribui personalidade, como se fosse uma pessoa. “Não clama porventura a sabedoria, e a inteligência não faz ouvir a sua voz? A vós, ó homens, clamo; e a minha voz se dirige aos filhos dos homens. Ouvi, porque falarei coisas excelentes; os meus lábios se abrirão para a eqüidade.
Porque a minha boca proferirá a verdade, e os meus lábios abominam a impiedade. O Senhor me possuiu no princípio de seus caminhos, desde então, e antes de suas obras” (Pv 8.1,4,6,7,22). Gosto muito de pensar na sabedoria como a habilidade de utilizar bem e corretamente todos os recursos disponíveis. Pensando na inteligência como a habilidade ou capacidade de se adquirir informações e conhecimento e o conhecimento é aquele fundo de proposições conhecidas, ou digamos, o estoque que temos. Sendo assim a sabedoria é a capacidade de aproveitar o melhor de tudo isso. É muito comum vermos pessoas muito inteligentes, verdadeiros gênios, mas que são explorados por outros e nem desfrutam bem de suas capacidades, justamente porque lhe falta a sabedoria para gerenciar suas capacidades. Também encontramos pessoas com muita bagagem de conhecimento, mas que também não vão longe. O sábio, pode necessariamente não ser tão inteligente ou ter tanto conhecimento, mas ele sabe utilizar como ninguém o que está disponível e fazer maravilhas. Nas anos 80 e 90 havia um seriado de TV para adolescentes e que cativava até marmanjos, chamado “Mcgyver” O personagem fazia milagres com quase qualquer coisa disponível na situação. No mundo dos negócios, quantos magnatas, são chucros e até “tapados,” mas tem inteligentes e especialistas competentes que fazem tudo por bons salários. Quantas pessoas você conhece com pouco estudo acadêmico, mas altamente competente no seu campo de atuação e respeitados por todos? Muitos! Já lhe ocorreu, porque Salomão pediu sabedoria quando Deus lhe deu a oportunidade de pedir o que quisesse? Não despreze o poder da sabedoria, ao contrário, invista em adquirir, pois está disponível a qualquer que desejar e se dispor a busca-la. Ele pode ser recebida como resposta de oração e vida de consagração e temor de Deus. Então, não é difícil e nem inacessível. É uma boa pedida!
Senhor, Deus da sabedoria, a ti levanto a minha oração, pedindo por sabedoria e graça para realizar a tua vontade. Pai, a sabedoria é um tesouro de muita utilidade e valor para os teus filhos e quem a ama, está escolhendo a vida, a bênção e favor de Deus. Graças te damos por disponibilizar sabedoria para nós, mesmo quando falhamos em fazer boas escolhas. Perdoa-nos e guia-nos por esses caminhos que são eternos e são os teus caminhos. Dá-me, hoje a porção de sabedoria que necessito para te servir com honra e glória. Em nome de Jesus, amém.
Pr Jason