Meditação do dia 29/06/2016
Sl 27.4 “Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo.”
Um pedido muito especial – Temos visto nesses dias de meditação em salmos, o quanto o rei Davi deseja ter comunhão com Deus. Ele levava adoração muito à sério, e não só isso, mas ele buscava isso. Mesmo sendo um homem muito ocupado com suas obrigações reais, de governo e por muitos anos ainda participava de campanhas militares para consolidar o território do país; mas mesmo assim, ele não descuidava do culto na sua vida, e com razão, porque onde não há culto na vida, também não há vida nos cultos. Reunir um grande número de pessoas num auditório em determinado dia e hora semanalmente, com alguns instrumentos musicais e bons instrumentistas, agregando boas e belas vozes para entoar cânticos, não torna isso um culto vivo e agradável a Deus, se essas mesmas pessoas não são adoradoras de Deus em outros dias e em outras circunstancias de suas vidas. Reunião é uma coisa, culto, é outra bem diferente! Davi, disse que em algum momento de sua vida, ele fizera uma oração ao Deus pedindo-lhe o privilégio e a oportunidade de gastar o máximo de tempo que lhe fosse possível na presença de Deus em adoração, contemplação e aprendizado. Ele não esperou que as coisas simplesmente viessem a acontecer e o tempo e as circunstancias lhe viessem a favorecer – ele correu atrás, ele buscava isso, certamente tinha que manter isso como prioridade na sua agenda. Falo por mim e por colegas de ministério que conheço, que se não houver uma prática de disciplina vigorosa, não se consegue cultivar um tempo devocional de qualidade. Muitos cristãos, inclusive, tem problemas de dor na consciência, por desejar, querer e não conseguir nem mesmo ter um tempo de oração suficientemente equilibrado. Isso é algo que exige investimento de prioridades e importância. Há tantas coisas urgentes e de emergência para se fazer que acaba dominando a agenda da pessoa e sobra apenas correria e cansaço improdutivo. Recomendo, que estude seus horários, suas agendas diárias e semanais, para fazer uma reengenharia das prioridades à partir daquilo que a própria Palavra de Deus diz ser importante. Quando buscamos o reino de Deus em primeiro lugar e a sua justiça, o próprio Deus se encarrega de acrescentar as demais coisas (Mt 6.33). Cultive sua apreciação pelo Senhor seu Deus, e o faça de forma devocional, apaixonada, fervorosa e constante. Deus é luz e quanto mais nos aproximamos dele, mais iluminados ficamos, mais revelações obteremos e maiores as chances de crescimento em santidade e maturidade. Nossa produtividade deve ser fruto da nossa intimidade e comunhão e não o contrário. Tenha fé para mudar e mude pela fé!
Pai, certamente o Senhor tem prazer em que os teus filhos se aproximem de ti com ternura, fervor e temor. Somos gratos pela possibilidade de experimentarmos a tua bondade em Cristo Jesus através da oração e comunhão diária. A tua mesa é farta e cheia de provisões abundantes para todos que se aproximam, o Espírito Santo tem prazer em guiar-nos ao pleno conhecimento daquilo que tens reservado para os que te amam e se propõem a andar no espírito e viver pela graça. Obrigado, pelo prazer que sentimos e desfrutamos ao te contemplar face a face pela fé e pela meditação piedosa na tua bendita palavra. Em nome de Jesus, amém.
Pr Jason