A Mão e o Braço do Senhor

Meditação do dia 08/09/2016

Sl 98.1 “Cantai ao SENHOR um cântico novo, porque fez maravilhas; a sua destra e o seu braço santo lhe alcançaram a salvação.

A mão e o braço do Senhor – Tecnicamente falando estamos lidando com o antropomorfismo, que é uma forma de pensamento que atribui características ou aspectos humanos a Deus, para melhor compreensão e aplicação prática nesse relacionamento. Sabemos que Deus é Espírito, e como tal, não é material, nem tem forma ou ocupa espaço; quando figuradamente falamos da “mão,” do “braço,” da “boca” de Deus, na verdade estamos atribuindo a Deus uma característica e aspectos meramente humanos, com os quais expressamos e manifestamos essas ações. Entendemos que nossas mãos são instrumentos de trabalho, com as quais produzimos resultados, criamos coisas, amparamos, protegemos, cuidamos, recompensamos, castigamos, oferecemos carinho ou maltratamos… então, atribuímos a manifestação do poder criativo e demais ações de Deus, como se Ele estivesse utilizando as mãos, tal qual uma pessoa humana faria para produzir aquela ação. O mesmo se atribui ao braço de Deus, que é a expressão da manifestação do seu poder de agir e fazer acontecer seus propósitos. Nas nossas conveniências humanas, por exemplo, atribuímos uma ação direta e justa dos procedimentos jurídicos e legais como sendo “o forte braço da lei;” também dizemos que alguém “governa com punhos de ferro!” Em Atos dos Apóstolos, encontramos os discípulos fazendo uso desse pensamento em oração a Deus. Enquanto estendes a tua mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Filho Jesus” (At 4.30).  Ao que tudo indica, o próprio Senhor não se incomoda com esse modo de expressar, pois um pouco mais à frente, vemos outra narrativa bem sugestiva: E a mão do Senhor era com eles; e grande número creu e se converteu ao Senhor” (At 11.21). Eles oraram pedindo Ao Senhor para estender sua mão pra curar e fazer milagres, e depois, o autor diz que a mão do Senhor era com eles. A idéia, é que podemos confiar no poder maravilhoso de Deus que está disponível a nós, através de sua graça; nossas orações tem endereço certo quando clamamos e o agir de Deus acontece sempre. Isso é motivo de louvor e celebração da parte de todos os filhos e adoradores, afinal, o Deus a quem servimos, não precisa de que alguém o livre, ou salve, pois “…a sua destra e o seu braço santo lhe alcançaram a salvação.

 

Grandes são Senhor, as tuas maravilhas e o teu poder! Obrigado, por sustentar a minha sorte e valer-me quando necessito, em nome de Jesus, amém!

 

Pr Jason

Deixe um comentário