Etiópia, Quem Te Viu e Quem Te Vê

Meditação do dia 07/01/2017

 Is 18.7 Naquele tempo trará um presente ao Senhor dos Exércitos um povo de elevada estatura e de pele lisa, e um povo terrível desde o seu princípio; uma nação forte e esmagadora, cuja terra os rios dividem; ao lugar do nome do Senhor dos Exércitos, ao monte Sião.

 Etiópia, quem te viu e quem te vê – Modernamente essa nação antiquíssima ficou mais conhecida por tragédias humanitárias do que por outros motivos. Em termos esportivos eles mantem uma hegemonia de velocistas e maratonistas em quase todas as competições. Ao ler este capítulo de Isaías, percebemos que por mais de dois, três mil anos atrás, eles já eram uma nação poderosa, temida e respeitada no mundo e nos reinos da época. Isaías cita até as características físicas dos nativos dessa nação africana, de terras cortadas por rios. Com certeza foram belicosos ao extremo e marchavam longe para conquistas em guerras antigas. No início do texto fala de embaixadores em navios luxuosos; também há outras menções bem curiosas e interessantes sobre esse povo. A primeira menção na Bíblia de atitude de racismo, envolve uma pessoa da Etiópia, foi no caso da briga ciumenta de Arão e Miriam, por causa da cunhada, a esposa de Moisés, ser desse povo. Mais na frente, texto um clássico da grandeza desse povo, quando a rainha de Sabá veio visitar o Rei Salomão e trouxe-lhe muitos e ricos presentes e também foi contemplada generosamente pelo anfitrião. Há uma prática na cultura desse povo, cultivado até hoje e ainda muito forte, que se trata de uma tradição de que a Arca da Aliança, quando tirada de Israel na época do cativeiro babilônico, e que ela fora levada para a Etiópia e escondida e que se mantém misteriosamente guardada lá. Anualmente acontece um festival em todo o país, onde eles saem em procissão pelas ruas das cidades conduzindo uma arca, como faziam os sacerdotes hebreus; a tal arca fica coberta o tempo todo, e cada cidade tem a sua ou até mais de uma, e eles afirmam que essa enorme quantidade é para impossibilitar a identificação da verdadeira. Já vimos antes, o que leva um povo a se tornar grande, poderoso e próspero e também o que o leva ao declínio e em dados casos, ao desaparecimento. Ela pode hoje não estar vivendo os seus melhores dias, mas certamente, pela profecia bíblica voltará a ser grande e também estará entre as nações que prestarão culto a Deus e trará suas honrarias à Jerusalém. O que vale para um indivíduo, vale também para um povo e uma nação; assim a obediência a nossa fé é condição de vida longa, próspera e cheia de realizações, especialmente as que possuem caraterísticas eternas.

Pai, graças de dou por pertencer ao Senhor, por um pacto de amor celebrado por ti e nos concedendo graças de ser participantes, em Cristo Jesus. Nossas vidas estão num contexto de povos e nações e minha fé me encaminha para a tua perfeita vontade. Em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário