Meditação do dia 08/01/2017
Is 19.21 “E o Senhor se dará a conhecer ao Egito, e os egípcios conhecerão ao Senhor naquele dia, e o adorarão com sacrifícios e ofertas, e farão votos ao Senhor, e os cumprirão.”
A terra dos faraós – Está sendo muito enriquecedor estudar e meditar a cada dia numa passagem profética desse livro de Isaías. Por ser o mais Messiânico de todos, fica muito evidente os propósitos eternos de Deus para os povos que naquele tempo tinham contatos diretos e faziam parte do círculo de influencias do povo de Deus. Cada povo e nação foram criados e colocados num lugar específico, com suas próprias características para cumprirem um propósito muito especial, dentro de um plano maior. Assim também é a nossa vida; não somos uma peça única, ou isolada de qualquer contexto; nossa vida faz parte de uma grande trama e pensando como se fosse um bordado, ainda que sejamos apenas uma das linhas, o artista que trabalha a peça toda sabe o propósito e daí é que entra os pequenos detalhes que nos diferencia de outras “linhas da trama.” Enquanto ele trabalha do lado certo, a maioria de quem vê o trabalho, só o vê de um lado, ou de um ângulo, normalmente o avesso e aí tudo parece uma confusão sem sentido algum, sem forma e até parece um verdadeiro desperdício. Mas não é sábio julgar uma obra antes do artista terminar o seu trabalho. Eu sei, que Deus ainda não concluiu o que começou na minha vida, e também na sua. “Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo” (Fp 1.6). Isaías entrega mensagens divinas de sentenças pesadas em termos de juízo divino para as várias nações, como para o Egito, nessa passagem; mas ao mesmo tempo, sempre há uma palavra de esperança, na restauração de todas as coisas, através da obra redentora do Messias, o nosso Senhor Jesus Cristo. Hoje, lendo esse texto e os versos finais do capítulo, qualquer um, olhando do ponto de vista humano, político e das relações internacionais, no contexto de Oriente Médio, dirá que é insanidade e até risco de vida, dizer uma coisa dessas. Mas, está aí, escrito e chancelado pelo Espírito Santo, texto inspirado, aceito e carimbado por Cristo nos seus dias aqui na terra, quando autenticou as Sagradas Escrituras. “E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos” (Lc 24.44). Nações adorando o criador, povos que cultivaram ódio e distanciamento da revelação divina, se convertendo em massa e se tornando adoradores fervorosos! Nossa esperança está em Cristo e há muito o que fazer e motivos para orarmos, para que “…venha a nós o teu reino…” Realmente Jesus não estava brincando quando disse: “Foi me dado todo o poder no céu e na terra…” (Mt 28.18).
Eis me aqui, Senhor, para fazer a tua vontade e cooperar para que a mensagem do teu reino chegue a todos os povos e a tua vontade se estabeleça. Amém.
Pr Jason