Deus Não Tem Dua Palavras

Meditação do dia 02/04/2017

Jr 37.6 E mandou o rei Zedequias soltá-lo; e o rei lhe perguntou em sua casa, em segredo: Há porventura alguma palavra do SENHOR? E disse Jeremias: Há. E disse ainda: Na mão do rei de babilônia serás entregue.

Deus não tem duas palavras – Nossa fé professa que Deus é Todo-Poderoso, Onisciente, Onipotente, Majestoso, Grande em força e poder e tudo mais. Também acreditamos que ele fala e que tem uma vontade perfeita, é capaz de revelar o profundo e o escondido, porque para ele não segredos e nem mistérios ou desconhecido. Muito bem! Quando conhecemos uma verdade revelada de Deus, e claro, confirmada em sua Palavra escrita, entendemos que é a verdade; mesmo que não nos seja favorável, ou esteja nos corrigindo. Temos então que aceita-la e fazer os devidos ajustes para nos conformar ao que o Senhor exige de nós. O rei de Israel, sabia a vontade e a Palavra de Deus para ele e para seu povo; sabia que o cativeiro era irreversível, porque eles não haviam se convertido, se arrependido e ninguém mudara de atitude. Todas as profecias anteriores vinham se cumprindo literalmente, uma após a outra. Agora seus guardas detiveram o profeta Jeremias, ele aparece para melhor a condição do prisioneiro, mas faz uma pergunta em segredo, em lugar reservado: “Há alguma palavra do Senhor?” A questão não era desconhecimento das palavras de Deus, mas se Jeremias não poderia ter uma palavra do tipo “caixa dois,” personalizada, adequadamente dada para o rei. Jeremias, foi claro e simples: Há sim! Voces vão para o cativeiro e sem chances de evitar isso. O rei do Egito que parecia disposto a ajudar vocês, já retornou para suas terras e os caldeus que se afastaram dos muros para se prepararem para combater os egípcios, já estarão de volta para terminar o serviço. E tem mais: Mesmo que vocês ferissem os poucos soldados caldeus que estão destacados aqui, ainda caídos e feridos, eles ainda liquidariam com todos vocês. Jeremias foi duro e incisivo! Deus não muda de opinião e não cede à chantagens emocionais; lágrimas de fingimento não são moedas de troca para ele. A única solução encontrada para o pecado, foi a morte substitutiva de Jesus, lá na crua do Calvário. Todos precisam se arrepender e mudar as atitudes. Não há outra saída. Deus não tem outra palavra para nos entregar. O seu amor, a sua bondade, a sua misericórdia, a sua justiça e o seu poder andam perfeitamente alinhados. Só Deus consegue agir e conciliar justiça e misericórdia num mesmo ato. Induzir as pessoas a conviver com seus pecados sem arrependimento, apostando que na última hora o coração de Deus vai amolecer e ficar com dó e reverter a pena … é mesmo uma pena!  Isso não vai acontecer. Jesus foi até às últimas consequências, pela nossa redenção, e aí está o limite do amor e da graça de Deus (em sentido figurado, pois são ilimitados). Não se engane, não nos enganemos, esperando uma “outra” Palavra de Deus, mais de acordo com a nossa vontade do que da sua.

Senhor, graças de damos por tua imensa bondade e misericórdia, demonstrada em Cristo, lá na cruz, ali está a nossa vitória, a nossa compaixão e o nosso porto seguro de descanso e refrigério. Converte-nos, a ti, ó Senhor, dia após dia, pois só tu tensas palavras de vida eterna. Em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário