Sabedoria Para Viver

Meditação do dia 05/07/2017

 Os 14.9 – Quem é sábio, para que entenda estas coisas? Quem é prudente, para que as saiba? Porque os caminhos do Senhor são retos, e os justos andarão neles, mas os transgressores neles cairão.

 Sabedoria para viver – Em outras ocasiões deixei claro o quanto gosto do tema “sabedoria,” isso me cativou desde antes da minha conversão ao Evangelho, na adolescência, lendo a Bíblia e a história da promessa de Deus para o rei Salomão mexeu comigo. Eu queria aquilo, nem sabia ao certo o que era, mas se algo mereceu elogio do próprio Deus, pela escolha feita pelo jovem rei. Se Deus acha isso bom demais a ponto de premiar e dar bônus por ele ter pedido isso, eu resolvi entrar na fila e não me importava quantos estariam entre eu e Salomão, se mais alguém recebera outra promessa, ainda que a porção fosse menor que a de Salomão, eu só queria a parte que me pudesse ser tocada. Pelo menos, quarenta anos depois, não me arrependo da escolha e agradeço ao Senhor pela pessoa que me tornei, (imagine o que seria sem essa porção). Quando Paulo escreveu a Timóteo sobre a importância da Palavra de Deus em sua experiência, ele falou sobre uma de suas utilidades: E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus (2 tm 3.15). A salvação é um ato da graça divina pela fé em Cristo, sem obras, pagamentos, merecimentos ou sacrifícios da nossa parte, mas exige uma revelação de sabedoria, que só o Espirito Santo pode produzir no íntimo da pessoa. Nesse sentido, ser salvo é para pessoas sábias. Os caminhos de Deus são caminhos bons e como ele é imutável, não seria difícil prever sua vontade, mas acontece que as coisas simples tornam-se mais difíceis por causa da engenhosidade da mente humana, que tende a se meter naquilo que é patente aos olhos e alcançável por um passo de fé. No livro de Eclesiastes, o escritor diz que Eis aqui, o que tão-somente achei: que Deus fez ao homem reto, porém eles buscaram muitas astúcias (Ec 7.29). O profeta Oséias fecha o seu livro com essa verdade que causa ambiguidade nos resultados: Os caminhos bons de Deus permitem que os justos andem por eles em plena segurança e desenvolvam todo o seu potencial. Mas esse mesmo caminho não beneficia os transgressores, que cairão nesse caminho. São dois estilos de vida completamente diferente e diametralmente opostos. Os transgressores gostam do estilo “manada” onde todos ou máximo possível tomem a mesma direção, ainda que não saibam o porque, ou tenham que pensar e decidir por si, mas se for maioria, para elas, já é bom e até indício do favor de Deus. O cristão já tem a consciência sobre a responsabilidade individual e a prestação de contas de cada um diante do trono de Deus e assim, ter a minoria não incomoda tanto e até a solidão no caminhar faz parte do aprendizado. Alguém disse sabiamente que “se muitas pessoas egoístas são a favor de determinada coisa, provavelmente Deus é contra.” Se o mundo e os pecadores estiverem se aproximando demais e nos elogiando e apreciando, é bom tomar cuidado e rever algumas posturas, pode ser que estejamos andando na mesma direção.

 

Senhor Deus e Pai, obrigado por distribuir sabedoria para os teus filhos, de forma que possam viver em santidade e ter um andar agradável diante dos teus olhos. Oramos por esse dom em nossas vidas no dia de hoje. Em nome de Jesus, amém.

 

Pr Jason

Deixe um comentário