Meditação do dia: 27/08/2022
“Então lhe disse Moisés: Em saindo da cidade estenderei minhas mãos ao Senhor; os trovões cessarão, e não haverá mais saraiva; para que saibas que a terra é do Senhor.” (Ex 9.29)
É Preciso Que Se Saiba – “Vento contrário também leva o barco para frente, basta saber manejar as velas!” Por conhecer o caráter de Deus e saber que ele é perfeito e não há nele nenhuma injustiça, nada de mudanças de humor, quebra de palavra e tudo o mais que estamos acostumados a ver nos homens, nossa alma pode descansar e desfrutar de paz ainda que em volta haja tumultos, ódios, pressão e guerras. Nas palavras do apóstolo São Paulo, “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus e são chamados segundo o seu propósito” (Rm 8.28). Ou seja, estamos falando de nós mesmos, pois amamos a ele, somos chamados pelo seu propósito e tem tudo à ver com a gente. Existe um propósito didático, pedagógico em tudo o que acontece ao nosso redor e até diretamente conosco. A questão fica para sabermos se estamos prestando atenção, ou estamos aprendendo. Podemos estar dentro da sala de aula e ainda assim, não aprendermos nada, porque estamos distraídos, ou com a atenção fixada em outra coisa ou outro lugar; só o corpo está ali. As pessoas podem estar vivendo, sem estar “vivendo” porque o foco delas está em outro mundo. Deus estava dando aulas intensivas para a turma toda, o Faraó, Moisés, Arão, os hebreus, os assistentes de Faraó, os egípcios; a teoria e a prática simultaneamente. Deus revelava sua proposta e Moisés a transmitia e apresentava a pena em caso de não cumprimento. Faraó não aprendia e não deixava os demais aprender e todos, exceto os hebreus sofriam as penalidades. Um círculo repetitivo que humanamente estava repetitivo. Faraó tinha que ser desbancado da posição mentirosa e usurpadora que ele assumira e se negava a reconhecer. Ele não era “deus,” não tinha nenhum poder supremo ou sobrenatural; mas aceitara a bajulação mentirosa de que ele era e assim, o engano se instara em sua vida e tomara forma. Para manter o status, ele tinha que manter a pose. Isso funciona diante dos homens, mas não diante de Deus, o Deus verdadeiro e também funciona diante de si próprio. Eu sei de fato quem sou, o que sou, o que tenho, o que posso e o que não posso. O que as pessoas dizem pode ser elogiável, acolhedor, levantar a autoestima e dar uma moral, mas a verdade permanece sendo a verdade. aqui, Moisés afirma que vai estender as suas mãos os céus e toda aquela saraiva vai cessar, PARA FARAÓ SABER QUE A TERRA É DO SENHOR! Só não aprende quem não quer! Meus amados leitores, não é necessário Deus “pesar a mão,” para obedecermos, aprendermos, corrigirmos nossos caminhos e ou abandonarmos práticas pecaminosas, abusivas e erradas. Lembram da TIA – obediência Total, Imediata e Alegre. Aprenda! Aprendamos!
Pai amado, graças te damos pela vida e a presença do Espírito Santo em nós, nos guiando a toda a verdade e restaurando a nossa comunhão com a vida eterna e tudo o que ela representa. Somos teus filhos e podemos aprender pelo caminho da simplicidade, humildade e boa vontade. Somos cientes de que o Senhor é bom em todo tempo e a tua vontade é sempre boa, perfeita e agradável para todos nós. queremos aprender e o Senhor é o melhor para ensinar. Agradecemos, em nome de Jesus, amém.
Pr Jason