É Hora de Partir

Meditação do dia: 03/11/2022

“Então chamou a Moisés e a Arão de noite, e disse: Levantai-vos, saí do meio do meu povo, tanto vós como os filhos de Israel; e ide, servi ao Senhor, como tendes dito.” (Ex 12.31)

É Hora de Partir – “Não há bem que sempre dure e não há males que não acabe.” A sabedoria popular já dizia isso à muito tempo. Isso pode ser aplicado às tribulações da vida; mais cedo ou mais tarde elas passam. O mesmo se pode dizer dos tempos de glória e vitórias; uma hora elas cessam e a vida volta à normalidade. Os hebreus estavam esperando por esse momento à muito tempo; desde que Moisés retornou do seu exilio com uma mensagem de libertação, que o Senhor Deus lhe encarregara de trazer, eles ansiavam por essa saída. Muitos daqueles hebreus, alimentavam a fé de um dia retornarem à sua terra, que eles tinham por promessa, onde viveram seus antepassados. É muito provável que alguns perderam a fé e a esperança de saírem; enquanto outros estavam até conformados em permanecerem como escravos no Egito. Não duvido que tivessem pessoas neutras, pagando para ver, e o que viesse a acontecer, seria lucro. Desta vez era para valer, pois o próprio Faraó mandou chamar a Moisés e Arão e intimou-os a saírem com todos os israelitas e seus animais e fossem servir ao Senhor como haviam dito. Aqui, podemos parar para refletir: Não era exatamente isso que Moisés pedira no início? Não foi exatamente isso que Faraó disse que não deixaria acontecer? Depois de tantas idas e vindas, muitos prejuízos, danos, perdas e mortes, chegaram no ponto inicial. A diferença em tudo isso, foi as lições que todos aprenderam! O povo foi provado e não saiu no oba-oba, sem lutar e resistir bravamente e persistir na fé e na confiança que foi crescendo mais e mais a cada dia e a cada nova investida de Faraó. Moisés foi amadurecendo e ganhando forças e habilidades de liderança, sendo testado em suas capacidades e incapacidades. Faraó estava agora derrotado, humilhado, reduzido a nada diante de seus súditos e diante de si mesmo. Os deuses do Egito, estavam humilhados, derrotados e inertes, sem terem consigo ajudar em nada, como era de se esperar. O povo de Deus, agora estava protegido por uma fé renovada e mais resiliente, embora isso iria ser testado aos extremos nas próximas jornadas. Sair do mundo e entrar na vida cristã é uma experiencia maravilhosa, de fé e uma aventura que só está iniciando. Agora vem a caminhada de fé! O deserto é um tempo de provação e poderá produzir crescimento e fortaleza em nossas vidas, ou poderá também nos engolir e consumir. O modo como acolhemos as revelações de Deus em sua Palavra é que irá nortear a vida e trará os resultados. As promessas de Deus estão do nosso lado, a sua presença também, mas a caminhada é minha, é sua é nossa! Essa parte, é de cada um individualmente.

Senhor, obrigado pelo dia da partida para uma nova etapa da jornada da vida com o Senhor. Somos gratos pela presença do Espírito Santo em nossos corações para nos guiar em tudo e sempre. Precisamos de tua mão poderosa nos guiando e sustentando. Podemos dar passos de fé, sabendo que temos auxílio e proteção. Saímos com um destino determinado e com uma proposta de chegar do outro lado, e chegaremos, em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário