Meditação do dia: 10/12/2022
“E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite.” (Ex 13.21)
De dia e De Noite – O deserto pode ser um terror para muitas gentes e isso é um fato consumado, de fato ele é desafiador e impiedoso. Quando contemplamos essa realidade, mesmo como figura de linguagem para a experiencia da vida cristã, precisamos ser sinceros conosco mesmo e não subestimar as lutas, provas e dificuldades que aparecem em nosso caminho. Uma vida cristã sem a presença de lutas e provas é muito suspeita, é boa demais para ser verdade! Uma vida só de lutas e provas e muita tribulação, indo no outro extremo, também não é saudável e muito menos aceitável. Alguma coisa de fato não está correto. Sou pessoalmente adepto do conceito de que o equilíbrio é o grande desafio da vida. Temos momentos e tempos difíceis intercalados por tempos de paz e refrigério e reposição de forças. Nesses tempos bons, aprendemos, reavaliamos e nos abastecemos para os próximos passos da jornada. Cada trecho da nossa vida, comparado a um trecho de percurso numa trilha ou estrada, apresentam seus próprios desafios e nos convida a nos posicionar. Ninguém é chamado para morrer no meio do caminho e muito menos desistir e não chegar ao destino prometido. Enfrentar um trecho de deserto escaldante de dia e congelante de noite, com tipos de feras e bichos peçonhentos de dia e outros de hábitos noturnos. Salteadores, nômades acostumados com a região e que armam emboscadas nas trilhas, é coisa que se deve esperar de qualquer deserto. Ainda podemos colocar nessa conta, os desafios internos que enfrentamos, com nossa própria condição, nossas estruturas físicas e emocionais; como nos vestimos e abrigamos durante o rígido período; também tem os colegas e amigos de caminhada, que enfrentando os mesmos desafios, reagem de forma diferente do que nós mesmos, alguns exagerando para mais ou para menos, os mesmos perigos que estamos passando. Mas uma coisa é muito certa: atravessar qualquer deserto, tendo a promessa e a presença fiel de um Deus Todo-Poderoso, indo à nossa frente, providenciando uma coluna de nuvem que nos guia e nos protege de dia com sua sombra e conforto e uma coluna de fogo à noite, que ilumina e aquece o nosso coração e nos mantém protegidos, porque muitos inimigos e aproveitadores não ousam se aproximar de algo tão extraordinário. Qualquer que seja nesse momento a sua experiencia com Deus e em sua caminhada de fé, pare e contemple as maravilhas de Deus e desfrute da paisagem proporcionada exatamente porque Deus está presente na sua vida. Deus quer que você caminhe com ele, de dia e de noite e está providenciado tudo o que for necessário, então não desista!
Obrigado, Pai, por ser o nosso referencial de direção, segurança e provisão. Te amamos e confiaremos em ti em todo o trajeto. A nossa terra prometida está logo ali. Agradecemos em nome de Jesus, amém.
Pr Jason