Meditação do dia: 26/02/2023
“E quando o orvalho se levantou, eis que sobre a face do deserto estava uma coisa miúda, redonda, miúda como a geada sobre a terra.” (Ex 16.14)
Após o Orvalho – Para dizer a verdade, chegamos a uma etapa destas meditações que foi aguardada por mim, por um bom tempo. Desde que propus fazer uma sequencia de textos partindo do começo da Bíblia, aproveitando cada história e cada personagem, para extrair preciosas lições, eu sabia que demoraria para chegar nesse texto sobre a experiencia dos israelitas com o Maná. Não deve ser novidade para ninguém saber o quanto eu aprecio a prática da meditação bíblica; além da leitura sistemática da Palavra de Deus, eu aprecio muito o hábito devocional e esse texto sobre o Maná é inspirador porque fala de provisão divina para alimento do seu povo. Pensar em alimento nos conecta indubitavelmente com vida devocional, meditação bíblica, oração e aplicação de princípios bíblicos em nossas vidas para a solução de problemas e conhecermos os recursos disponíveis para realizar a obra do Reino de Deus. Até Jesus, quando providenciou alimento para as multidões famintas que o acompanhavam, conectou a questão do alimento material com a necessidade do verdadeiro alimentar espiritual. “Jesus respondeu-lhes e disse: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes. Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou” (Jo 6.26,27). No começo do seu ministério, Jesus já havia demonstrado a importância e a prioridade espiritual que primaria em sua vida, quando foi tentado pelo Diabo lá no deserto. “Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus” (Mt 4.4). Aqui no deserto, após uma tempestade de murmurações e incredulidade sobre a fidelidade de Deus para suprir as necessidades do povo, veio a graça bondosa do Senhor, anunciando a chegada de um novo tempo de milagres e provisões abundantes para todos. A cada dia, logo pela manhã, quando acordassem, antes do sair do sol, haveria bênçãos dos céus para serem colhidas. O orvalho da madrugada traria algo miraculoso, inédito. Haverá boas lições todos os dias para quem confia em Deus e se propõe a alimentar-se com qualidade, para que sua comunhão seja progressiva e abundante.
Senhor, Deus das provisões, graças te rendemos por providenciar todos os dias o que nos é necessário, suficiente e abundante em todos os sentidos e para todas as áreas de nossas vidas. Somos gratos pelo seu amor e o seu cuidado. Em nome de Jesus, amém.
Pr Jason