O Cheiro da Incredulidade

Meditação do dia: 04/03/2023

“Eles, porém, não deram ouvidos a Moisés, antes alguns deles deixaram dele para o dia seguinte; e criou bichos, e cheirava mal; por isso indignou-se Moisés contra eles.” (Ex 16.20)

O Cheiro da Incredulidade – Aquilo que antigamente dizíamos que se tornara uma piada, atualmente se diz: “Virou meme.” Os jogadores e torcedores do Flamengo do Rio de Janeiro, certo tempo atrás disseram que estavam já sentido “um cheirinho de título;” isso não se confirmou e o “cheirinho” virou meme para as demais torcidas. Todos certamente, com raríssimas exceções, gostam de perfumes e há aromas para todos os gostos e bolsos. O bom testemunho cristão diante de uma sociedade impregnada de maus exemplos, funciona como um bom perfume no dizer do apóstolo São Paulo. E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento. Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem. Para estes certamente cheiro de morte para morte; mas para aqueles cheiro de vida para vida. E para estas coisas quem é idôneo?(2 Co 2.14-16). Andando pelo acampamento dos israelitas naquele deserto, se percebia um mau cheiro terrível que exalava de algumas tendas. O que aconteceu foi o vexame que a desobediência causada pela incredulidade de alguns se manifestou como testemunho contra eles mesmos. Deus providenciou o Maná em quantidade suficiente para todos e recomendou expressamente que ninguém guardasse qualquer sobra para o dia seguinte; mas alguns resolveram pagar para ver, pois na idéia deles, poderia ser que não haveria Maná no dia seguinte e eles já estavam provisionados. Deu mal! No dia seguinte, lá estava o Maná estendido nos arredores do acampamento conforme a promessa e para vergonha de muitos, não tinham como disfarçar o mau cheiro que exalava de suas moradias, dava para saber quem havia desobedecido a ordem de Deus. Como já falamos sobre a provisão diária, devemos exercitar a fé e não guardar nada para amanhã, pois amanhã está nas mãos de Deus e a nossa vitória de ontem, ficou no ontem e a vitória de amanhã virá no tempo futuro; Deus espera que vivamos confortavelmente pela sua graça, vivendo um dia de cada vez. Os exercícios devocionais da nossa fé também seguem essa mesma métrica, a porção de hoje é para hoje e nada deve ser deixado para amanhã; vamos cultivar nossa fé todos os dias e sem acumular de um dia para o outro, para que possamos ficar com dias vagos e ociosos. Aquele cheiro ruim nas tendas daquelas pessoas eram um testemunho do que acontece com quem deixa de confiar na bondade de Deus e se arrisca a suprir por si mesmo as suas necessidades, vítimas de suas condições de incredulidade. Oremos hoje, pelo dia de hoje e desfrutemos das incontáveis riquezas da graça de Deus reveladas na sua Palavra; mas estejamos cientes de que isso precisa ser renovado todos os dias, incansavelmente. Deus providencia, nós buscamos e desfrutamos.

Senhor Deus das grandes provisões, graças te rendemos, por nos dar o seu filho amado, como a maior provisão que existe, suprindo toda a nossa carência e sem merecimento de nossa parte. Reconhecemos a Jesus, como o nosso Pão da Vida, a nossa Água da Vida, o nosso Caminho, Verdade e Vida, o grande Senhor de tudo e de todos. Em nome dele oramos com muita gratidão. Amém.

Pr Jason

Deixe um comentário