Quarenta Anos

Meditação do dia: 10/03/2023

“E comeram os filhos de Israel maná quarenta anos, até que entraram em terra habitada; comeram maná até que chegaram aos termos da terra de Canaã.” (Ex 16.35)

Quarenta Anos – Na simbologia bíblica dos números, esse quarenta é utilizado para demarcar um período de provação, um tempo de teste, onde somos testados em todos os nossos limites. A peregrinação dos israelitas que poderia ser de poucos meses à dois anos, se tornou numa jornada de quarenta anos naquele deserto. Elias caminhou quarenta dias e noites até chegar ao Sinai onde teve novas revelações de Deus. Golias desafiou os exércitos de Israel por quarenta dias. Jesus ficou em Jejum no deserto da Judéia por um período de quarenta dias e sendo tentado pelo Diabo, antes de iniciar o seu ministério. Aqui encontramos o povo de Deus ganhando uma porção milagrosa de comida, pão do céu, todas as manhãs por quarenta anos. Junto com a provação e as dificuldades da jornada havia também o cuidado amoroso de Deus providenciando comida todos os dias para toda uma nação. O Maná só deixou de aparecer quando eles já estavam em posse de sua terra e ali havia alimento e condições de abastecimento por meios naturais, isto é, através do trabalho de cada um. Podemos aprender aqui, sobre a fidelidade do Senhor, ao nos chamar para andar com ele, em direção a uma vida nova, com promessas grandes e firmes, com vista a um futuro melhor e onde estaremos de posse daquilo que de fato será nosso, por direito e por herança dada por ele. Mesmo durante o trajeto, o nosso Deus andará conosco e nos guardará e providenciará o que for necessário para que possamos cumprir fielmente e com alegria a nossa parte da tarefa. A igreja é militante aqui na terra com uma grande missão a ser realizada e não podemos completar essa tarefa com nossos próprios recursos e nem temos os meios suficientes, mas Deus é mais do que suficiente para nós e assim ele vai nos abençoando à medida que damos passos de fé. Não desistimos, não desistamos, superemos as provas e os momentos difíceis, pois chegaremos ao nosso destino final. A graça de Deus está aí para nos acompanhar.

Senhor, muito obrigado pelo teu cuido e provisão. Aceitamos as provações como oportunidades para crescermos e aperfeiçoar o nosso caráter e assim andarmos em união cada vez mais estreita contigo. Graças te damos pelos irmãos e companheiros de jornada, que participam dos mesmos desafios e provas e assim podemos ser amparados, consolados e protegidos quando também podemos oferecer os mesmos cuidados aos demais companheiros de jornada. Agradecemos em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário