Meditação do dia: 11/03/2023
“Depois toda a congregação dos filhos de Israel partiu do deserto de Sim pelas suas jornadas, segundo o mandamento do Senhor, e acampou em Refidim; não havia ali água para o povo beber.” (Ex 17.1)
Em Refidim Não Tinha Água – A pergunta que não quer calar: Por que acontecem coisas nas nossas vidas que parecem não ter soluções? Por que Deus nos dirige para lugares (situações) sem saída? Provavelmente estas perguntas são tão antigas quanto a própria humanidade, talvez até Adão e Eva tiveram perguntas difíceis de ser respondidas. Não espero que vocês estevam acreditando que o pastor Jason tem as respostas prontinhas e nesse dia os mistérios vão ser esclarecidos! Mas que é muito edificante ficarmos a pensar e a meditar nos “por quês” da vida. Por outro lado, faz todo sentido e deveria ser claro para aqueles peregrinos; eles estavam indo para a terra de Canaã, utilizando uma rota que cruzava os desertos daquela região. Cruzar deserto é sinal de risco de inúmeros contratempos, como falta de água, temperaturas elevadas ou baixíssimas, animais peçonhentos, salteadores, miragens, etc. O nome Refidim, pode significar “lugar de descaso” ou “suportes.” O que de fato nos interessa é que eles chegaram ali e não havia água potável e novamente se levantaram em rebelião contra Moisés e contra Deus. Tudo o que eles haviam presenciado nos lugares anteriores, parece que de nada lhes serviu, porque muito cedo tomaram as mesmas atitudes de murmuração e ingratidão. Costumo dizer, citando alguém desconhecido, que o pior erro da vida é aquele do qual nada aprendemos. Precisamos aprender com as nossas experiencias anteriores, mas também com as experiencias de outras pessoas; a vida é muito curta para aprendermos tudo por tentativas e erros. Também alguns erros não permitem volta, eles são fatais na primeira tentativa. Sabemos que estamos numa jornada, numa peregrinação rumo à vida cristã adulta, à maturidade e que Deus é quem nos guia e ele assumiu um compromisso de nos conduzir em todo o tempo e nos levar sãos e salvos até o final da jornada. Também já sabemos que Deus é fiel e amoroso, jamais ele violaria a sua palavra ou as suas promessas. Se a direção dele nos conduz a uma situação difícil, podemos acreditar que ali tem lições a serem aprendidas e oportunidades que não podemos desperdiçar. Deus jamais vai nos levar a um lugar ou situação em que a sua graça não poderá nos acompanhar. Se as lições anteriores não podem nos ajudar, então precisamos de uma visão nova, uma revelação diferente do que estamos acostumados e testar novas iniciativas e dar passos de fé. Ficar parado não é uma opção para quem sabe que é um caminhante.
Senhor, obrigado por promover oportunidades de aprendermos novas lições e ter novas experiencias em nossa caminhada contigo. Confiamos na atuação do teu Espírito Santo em nos guiar a toda a verdade e nos servir de consolo. Graças te damos, em nome de Jesus, amém.
Pr Jason