Meditação do dia: 25/04/2023
“Então saiu Moisés ao encontro de seu sogro, e inclinou-se, e beijou-o, e perguntaram um ao outro como estavam, e entraram na tenda.” (Ex 18.7)
Cordiais Saudações – Relacionamentos familiares podem ser chaves para o sucesso e a realização pessoal. Muito do somos e fazemos tem um sólido alicerce em nossas famílias, quer a imediata, quer a de origem e até mesmo aquelas que entraram em nossas vidas em algum momento da vida. Se os relacionamentos forem quebrados, partidos, difíceis e ou disfuncionais, isso afetará o presente e o futuro já está comprometido. Será necessário um trabalho árduo e diligente para interromper o ciclo de dor e rejeição ou as marcas de amarguras e imposição. Mas o diálogo e a busca em oração por ajuda divina e de pessoas boas e maduras para ajudar no processo de restauração, que pode até mesmo ser profissionais da área de aconselhamento terapêutico. Quando leio essas histórias, como a de Moisés e outros personagens, posso pensar e comparar com outras pessoas da Bíblia que também tiveram relacionamentos familiares e cada um a seu modo, tem muito a contribuir para a nossa edificação. Jacó é um caso típico de alguém que teve que conviver com uma pessoa difícil de lidar, ambiciosa, avarenta, desonesta e disposta a trapacear para se dar nos negócios. Jacó era sobrinho e genro de Labão. Mesmo com todas as circunstancias agindo em contrário, Jacó persistiu em ser trabalhador, honesto, dedicado, cheio de fé e confiança nas promessas de Deus. Ele se apegou ao fato de ter sido abençoado pelos pais e ter uma boa experiencia pessoal com Deus que lhe assegurou promessas que ele não abriu mão, mesmo com a esterilidade da esposa amada, ou as questões de trabalho com o rebanho do tio e sogro. Moisés, ao contrário, caiu nas graças de Jetro desde o primeiro dia e tudo indica que ele trabalhou e fez por merecer essa confiança e simpatia do sogro. As entrelinhas nos permitem ver um relacionamento saudável e construtivo, sem dominação ou imposições de ambos os lados. Jetro por ser sacerdote não impôs uma fé ou tomada de decisões espirituais ou religiosas sobre Moisés e facilitou a ele a compreensão do chamado divino e o apoio em tudo quando chegou o momento de obedecer a vocação e assumir o seu papel de liderança. Aqui, presenciamos o reencontro deles e percebemos que havia alegria e gratidão da parte dos dois. Moisés havia conseguido libertar seu povo sob o comando de Deus que se manifestou poderosamente se fazendo conhecer em muitas terras distantes. Jetro foi abençoador ao cuidar da família de Moisés e trazê-la para que também participasse da vida e das promessas que também lhes pertencia. As bênçãos de Deus sempre serão para serem compartilhadas em família e permitir que ela seja inserida naquilo que Deus tem feito e promete fazer ainda que seja para um futuro distante. Nosso desafio do dia é examinar e diagnosticar o estado dos nossos relacionamentos familiares, com nossos pais e sogros e todo esse círculo próximo. Cultivar relacionamentos disfuncionais, doentios ou cheios de reservas, não faz bem e não nos ajuda na caminhada em direção à nossa terra prometida.
Senhor, obrigado por nos ajudar com os relacionamentos com nossos familiares. Queremos ser bênçãos para eles e agradecemos o que eles são e o que fazem por nós; em nome de Jesus, amém.
Pr Jason