Meditação do dia: 01/05/2023
“Ouve agora minha voz, eu te aconselharei, e Deus será contigo. Sê tu pelo povo diante de Deus, e leva tu as causas a Deus;” (Ex 18.19)
O Conselho de Jetro – O conselho que Jetro deu ao seu genro Moisés, ficou conhecido na história e na teologia bíblica como “O Conselho de Jetro.” Entrou para a história de Moisés como líder, para a história de Israel como nação e da igreja cristã. Os estudiosos da Bíblia têm tirado grandes lições e proveito espiritual, administrativo das verdades simples, ditas em poucas palavras e que hoje compõem livros e mais livros sobre a fantástica maneira simples de administrar e levantar líderes para resolverem todos e quaisquer tipos de dificuldades. Israel era um grupo tribal, se constituiu numa nação estruturada nas suas doze tribos, que vieram a se organizar quase como uma espécie de federação de estados, unidos e unificados em torno da fé e do culto ao Deus de Abraão, Isaque e Israel. Hoje é uma nação ultramoderna e muito bem administrada com governo democrático no sistema parlamentar de governo. Tudo isso teve a influencia e a boa gestão sugerida por Jetro, para que Moisés não se esgotasse na sua caminhada, pudesse conduzir o povo rumo ao seu destino e tomassem posse daquilo que a promessa de Deus lhes reservara à muitos anos. Jetro não se intrometeu nas questões da vida de Moisés, como genro e muito menos na vida do povo sob os cuidados de Moisés; ele sugeriu que Moisés consultasse a Deus sobre o conselho recebido, e caso tivesse a aprovação do Senhor, então que viabilizasse o modelo, que assim traria alívio para a sua pessoa, formaria novos líderes em diversas instancias e o pesa das responsabilidades seria equitativamente distribuído entre todos. Jetro demonstrou algo muito precioso, que ainda é válido para nós e para todas as gerações, que onde há uma demanda de soluções, ali mesmo, naquele grupo carente e necessitado, está a solução para tais demandas. O líder principal, precisa ter uma visão da graça transformadora de Deus, capaz de transformar problemas em soluções. Homens que não demonstram ou transparecem grandes capacidades, podem ser treinados e investidos de autoridade, em níveis que eles suportam e à medida que exercitam a fidelidade nas pequenas instancias, vão se habilitando para maiores cargos e funções. Acreditemos, Deus é tremendo!!
Senhor, obrigado por levar auxiliares capazes e competentes para realizar a obra que o Senhor mesmo sustenta pela palavra do teu poder. Agradecemos pelos líderes visionários que são capazes de ver potencial em pessoas comuns e lidera-las em treinamento de forma que se tornam desbravadores e conquistadores no poder do teu nome. Jesus demonstrou isso ao escolher seus discípulos e fazer deles apóstolos que fundamentaram a Igreja como Corpo de Cristo e permanece de pé e avançando até hoje e assim o será até a consumação dos tempos, em nome de Jesus, amém.
Pr Jason