Meditação do dia: 04/05/2023
“Ouve agora minha voz, eu te aconselharei, e Deus será contigo. Sê tu pelo povo diante de Deus, e leva tu as causas a Deus;” (Ex 18.19)
Levando as Causas à Deus – O ministério do sacerdote é ser um representante do povo diante de Deus, oferecendo os sacrifícios, as orações e as intercessões segundo for necessitado. O papel do profeta é ser um representante de Deus para o povo, ouvindo a voz e a Palavra de Deus e revelando-a de forma que sejam instruídos, advertidos, corrigidos e até disciplinados. Moisés, fazia isso perfeitamente, exercendo os dois ministérios, até que Arão foi oficialmente separado junto com seus filhos para oficiarem como sacerdotes de Deus diante do povo. À partir daí, Moisés concentrou suas ações em ouvir a palavra e as instruções de Deus e moldar a nação, para assim que chegassem à Canaã, eles já tivessem uma estrutura básica, que iria sendo ampliada e acrescida conforme fosse necessário. Quando ele passou o cargo para Josué, esse também ficou com uma parte apenas e depois disso, esses ministérios ficaram sempre com pessoas distintas; Jesus foi o único a exercer os ofícios de profeta, sacerdote e rei e assim será para sempre, amém. Jetro instruiu Moisés a que continuasse levando as necessidades do povo a Deus em oração, pois haveria sempre situações novas e para as quais ele não teria as respostas de si mesmo e poderia ser que Deus poderia se lhe oferecer não só respostas, mas também soluções maiores e mais permanentes. Muitos dos escritos revelados à Moisés e que foram dados como mandamentos, estatutos e preceitos para Israel, ainda permanecem firmes e estáveis até hoje, sendo a base legal, jurídica e moral para a maioria das legislações de muitíssimos povos. Aqui no nosso Brasil, a nossa atual constituição foi promulgada em 1988 e de lá para cá, nesses 35 anos, ela á sofreu tantas emendas e regulações, que está cheia de esparadrapos e claro, não está pronta, nem toda regulada e em algumas coisas já ultrapassada, como nas áreas de novas tecnologias e avanços científicos. “Para sempre, ó Senhor, a tua palavra permanece no céu” (Sl 119.89).
Pai amado, te louvamos e agradecemos pelas vidas das pessoas que exercem um ministério de oração e intercessão pela tua obra, nas mais diversas áreas; são guerreiros de oração que pagam um preço na busca, consagração e não fogem da brecha para que o teu povo prevaleça e sejam vitoriosos. Agradecemos pelo ministério do Espírito Santo que chama e capacita pessoas para orar e interceder. Oramos agradecidos em nome de Jesus, amém.
Pr Jason