Meditação do dia: 06/05/2023
“E declara-lhes os estatutos e as leis, e faze-lhes saber o caminho em que devem andar, e a obra que devem fazer.” (Ex 18.20)
Qual o Caminho? – Uma das frases de pais e mães que se repetem por gerações e com os mesmos resultados, é: “Já te falei isso mais de mil vezes!” Quem não ouviu isso alguma vez, posso classificar como alguém filho de pais bem conscientes do verdadeiro papel de ensinar e instruir os filhos. É claro, que a dita frase é figurada, no sentido de uma hipérbole, um exagero mesmo, mas a versão bíblica que deveria valer em substituição a ela poderia ser: “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele” (Pv 22.6 ACF). “Ensine seus filhos no caminho certo, e, mesmo quando envelhecerem, não se desviarão dele” (Pv 22.6 NVT). A idéia é instruir, incutir na pessoa a verdade que ela precisa para sua vida. Ao invés de falar e repetir mil vezes, instrua, ensine, eduque. Leve-a a prender a verdade. Foi isso que Jetro incluiu na sua sabia atitude de aconselhar Moisés sobre como melhorar o seu desempenho nas questões da administração de problemas do povo. Jesus quando estava com os seus discípulos, já na véspera de sua partida, eles estavam um tanto quanto ansiosos, angustiados pela possível perda da presença e companhia do se mestre, e as cabeças cheias de interrogação, quando um deles fez a pergunta que valeu um grande ensinamento que nos alimenta até hoje: “Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho. Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho? Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (Jo 14.4-6). Já ouvimos dizer que “quem não sabe para onde vai, não sabe se chegou!” saber para onde vamos, nos obriga por antecipação saber o caminho e consequentemente seguindo por ele, chegaremos ao destino. Caminho também é aplicado como metáfora, para comportamento, estilo de vida, hábitos e conduta. Tudo isso Moisés poderia aplicar e deixar o povo perfeitamente instruídos, sabendo os caminhos de Deus, para a vida pessoal de cada um, para suas famílias, para a educação familiar, social, religiosa e espiritual, como povo e como nação. Essa foi uma das chaves do sucesso de Moisés e de toda a nação, até hoje, ali no Oriente Médio, está aquele pequeno país em termos territoriais, gerando influencia no mundo todo e determinando muito do que se faz e pratica em toda parte. Os aprendizados precisam se tornarem hábitos, costumes, cultura e se perpetuar geração após geração.
Senhor obrigado pelo caminho que nos foi proposto por ti e o reconhecemos como o único, o verdadeiro e aquele que nos trás vida com abundancia. Somos gratos pelas instruções que tem valor eterno e são firmados em nossos corações como verdades eternas, que sempre guiarão os nossos passos e estamos comprometidos em perpetuá-los pelas nossas gerações. Em nome de Jesus, amém.
Pr Jason