Meditação do dia: 01/06/2023
“E escolheu Moisés homens capazes, de todo o Israel, e os pôs por cabeças sobre o povo; maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinqüenta e maiorais de dez.” (Ex 18.25)
Cabeças e Maiorais – Essas meditações que estamos fazendo, especialmente essas sobre o conselho de Jetro, são muito apropriadas para quem está em posição de liderança; mas não apenas isso, elas servem de estímulo e reflexão para qualquer cristão em posição de serviço e comprometido com a sua fé. A vida cristão não só para líderes, na verdade os líderes sempre serão em menor número do que os liderados; não podemos ter caciques demais e poucos índios. A questão é que todos nós, tomamos decisões diariamente em nossas vidas e nos nossos relacionamentos com outros grupos com os quais nos interagimos. Tomar decisões acertadas é algo bom em todo e qualquer nível. O sucesso de uma grande jornada pode ter sido determinada por uma pequena decisão tomada logo no início. Mas no dia de hoje, mais especificamente, quero refletir sobre algo importante e aqui vou me dirigir mesmo aos líderes de ministérios ou em posição de liderança de equipes de trabalho em qualquer setor onde atue. Começo com uma pergunta: Qual era o grande problema de Moisés? Auxiliares, pode ser a resposta mais simples e acertiva; pois ele estava fazendo tudo sozinho, malhando duro desde cedinho até quase o anoitecer, aconselhando, julgando questões e causas do povo; atendendo consultas e dirimindo dúvidas do povo. Um único líder e uma grande massa de pessoas dependendo de ajuda e sofrendo com a lentidão do atendimento, pois só havia uma pessoa para fazer tudo. Então vem a segundo pergunta: Onde encontrar soluções boas e permanentes? Foi aí que entrou a sabedoria de Jetro e abriu os olhos de Moisés. A solução estava no mesmo lugar onde estavam os problemas e os necessitados. No povo! Então trazemos para a nossa realidade atual: Qual o nosso problema, como líderes? Pessoas para dividirmos as responsabilidades que pesam sobre os ombros de uns poucos. Onde estará a solução? No mesmo lugar; entre os liderados. Eles são líderes em potencial e só precisam ser trabalhados e estimulados a desenvolverem o seu potencial. Você já ouviu falar na regra 80/20? É estatística e cientificamente comprovado que as condições de trabalho nas nossas igrejas é que oitenta por cento são assistidos por vinte por cento que estão de fato comprometidos. Em toda a igreja vinte por cento dos membros fazem e ocupam todas as funções e cargos, enquanto oitenta por cento são atendidos e são contemplativos. Se produzimos tudo o que temos só com vinte por cento ativos, imagina as igrejas que conseguem mobilizar mais que isso? Jetro estimulou Moisés a procurar líderes em potencial e transformá-los em líderes de verdade, produtivos e operantes. A palavra-chave então é INVISTA em treinamento e preparo de novos e mais líderes.
Senhor, nos lembramos da declaração de Jesus nos seus dias aqui na terra, quando disse que a seara era grande e os ceifeiros eram poucos, então que orássemos ao Senhor da seara para que enviasse mais trabalhadores para a seara. Sabemos que Deus, o Pai é infinitamente sábio para frustrar seus próprios planos e que ele tem os recursos necessários e suficientes. Precisamos reconhecer esses obreiros e líderes que já estão entre nós para serem treinados e capacitados para servirem e assim faremos o progresso da obra do Senhor. Obrigado, oramos em nome de Jesus, amém.
Pr Jason