A Terra Toda é de Deus

Meditação do dia:11/06/2023

“Agora, pois, se ouvirem atentamente a minha voz e guardarem a minha aliança, vocês serão a minha propriedade peculiar dentre todos os povos. Porque toda a terra é minha,” (Ex 19.5)

A Terra Toda é de Deus Como estou escrevendo para um público predominantemente cristão, criacionistas e em grande parte que seguem uma ortodoxia bíblica, muitas coisas nem precisamos explicar ou definir porque são pontos pacíficos entre todos ou quase todos. Mas reconhecemos que há outras correntes de pensamento e doutrina e até cosmovisões diferentes e elas precisam ser respeitadas, mesmo que já temos definido as nossas posições. O conhecimento das Sagradas Escrituras judaico-cristãs, nos permite estar a alguns passos à frente de outras alas, porque aceitamos pela fé, com muita segurança os fatos que a Bíblia registra. Sabemos que à seu tempo, a ciência e os estudos humanos irão simplesmente comprovar aquilo que para nós já estava definido. Por exemplo: O profeta Isaías deixa entender que a terra é redonda… “Deus se senta acima do círculo da terra; para ele, as pessoas lá embaixo parecem gafanhotos. Estende os céus como uma cortina e faz com eles sua tenda” (Is 40.22). Jó, alguém contemporâneo de Abraão, descreve riquezas escondidas no gelo. “Ou entraste tu até aos tesouros da neve, e viste os tesouros da saraiva, Que eu retenho até ao tempo da angústia, até ao dia da peleja e da guerra?” (Jo 38.22,23). O Profeta Ezequiel deixa claro que Deus colocou Jerusalém em um lugar privilegiado para influenciar. “Assim diz o Senhor Deus: Esta é Jerusalém; eu a coloquei no meio das nações, com os outros países ao seu redor” (Ez 5.5). Todos os seres humanos vem de uma única raiz genealógica. “De um só homem fez todas as nações para habitarem sobre a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação” (At 17.26). poderíamos apresentar muitas teses que já foram causas de longas discussões entre ciência e fé e a Bíblia sempre levou a melhor. No Salmos encontramos revelações simples e maravilhosas de que Deus delegou aos homes o governo sobre a terra, sim, o direito de uso para seu benefício, mas a propriedade, essa, pertence a Deus. “Os céus são os céus do Senhor, mas a terra ele deu aos filhos dos homens” (Sl 115.16). Isso ratifica o que foi revelado a Moisés e comunicado a Israel e consta nas repetições das diversas leis dadas durante o êxodo. “Eis que os céus e os céus dos céus são do Senhor, o Deus de vocês; a ele pertencem a terra e tudo o que nela há” (Dt 10.14). O chamado é para sermos bons mordomos, cuidarmos bem daquilo que nos é confiado por Deus e utilizarmos com muita sabedoria os recursos para essa vida, de modo que toda a nossa vida e nossa existência glorifique a Deus.

Obrigado, Senhor por nos conceder os privilégios de sermos mordomos dos teus bens e podermos utilizar para o nosso bem estar e para a sua glória. Reconhecemos que a propriedade, verdadeiramente é do Senhor. A Ti seja a honra e a glória para todo o sempre, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário