Fazendo O Que Tem Que Fazer

Meditação do dia:14/06/2023

“Moisés foi, chamou os anciãos do povo e expôs diante deles todas estas palavras que o Senhor lhe havia ordenado.” (Ex 19.7)

Fazendo o Que Tem Que Fazer O salmista, numa declaração de amor e devoção à Palavra de Deus, fez essa citação: “A revelação das tuas palavras traz luz e dá entendimento aos simples” (Sl 119.130). Uma outra versão substitui “revelação” por “exposição.” São maravilhosos ambos os aspectos da mesma verdade, pois a revelação da Palavra de Deus acontece por um agir do Espírito Santo em resposta a busca da pessoa que se “expõe” à ouvir, ler, meditar e colocar em prática. O mesmo se pode dizer que ao expor a Palavra de Deus, ela produz iluminação na vida das pessoas, produzindo entendimento e com isso as decisões podem ser tomadas com mais assertividade. Isso foi o que Moisés fez atendendo ao chamado de Deus naquele encontro no Monte Sinai; também foi resultado da instrução recebida de Jetro, que lhe havia sugerido no seu conselho a fazer com que o povo conhecesse a Palavra de Deus e quais os compromissos que deveriam ter e assim, a liderança poderia servi-los e  responder às necessidades deles. Vamos relembrar as palavras de Jetro: “Escute agora o que vou dizer. Eu o aconselharei, e que Deus esteja com você. Represente o povo diante de Deus, leve as suas causas a Deus, ensine-lhes os estatutos e as leis e faça com que conheçam o caminho em que devem andar e a obra que devem fazer” (Ex 18.19,20). Durante os meus anos de serviço pastoral à frente de igrejas e até mesmo servindo em outras igrejas e ajudando outros pastores e líderes, a preocupação com o nível de conhecimento do povo tem consumido minha alma e tem sido a dedicação das minhas forças. Entendo que é muito difícil obedecer e praticar algo que não se conhece, não se sabe ao certo o que e como é. Falar de púlpito, necessariamente não é ensinar e instruir. Por isso o discipulado individual e em pequenos grupos é tão importante. Isso tudo feito dentro de um contexto de igreja onde todos os ministérios se convergem para a mesma direção. Sei que muitos pastores vivem sobrecarregados, mas a liderança que Deus dá, vem acompanhada dos meios e recursos para operá-los para que haja o máximo de produtividade com o mínimo de desgastes. Estou falando aqui de descentralização e compartilhamento de responsabilidades e tarefas. Citando os dons ministeriais e suas atribuições, Paulo descreve assim: “E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo” (E 4.11,12). Os dons ministeriais foram dados à igreja para aperfeiçoar os santos… as pessoas precisam ser expostas à Palavra de Deus para alcançarem conhecimento e desenvolver habilidades para auxiliarem os líderes e fazer o ministério acontecer. Benditas Palavra de Deus!!!

Oramos a ti, Pai santo, buscando a sua vontade que já está revelada na tua Palavra e precisamos expor mais pessoas ao conhecimento dela para que o testemunho se expanda cada vez mais. Obrigado por levantar trabalhadores para a sua seara. Nós que já estamos ativos, podemos contribuir com os talentos e as habilidades que recebemos e assim todos podem produzir frutos que glorificam o teu santo nome. Oramos sem fé e esperança, no nome de Jesus, amém!

Pr Jason

Deixe um comentário