O Monte É Intocável

Meditação do dia: 23/06/2023

“Mão nenhuma tocará nele. Se o fizer, será apedrejado ou flechado; quer seja animal, quer seja homem, não viverá. Quando soar longamente a trombeta, então subirão o monte.” (Ex 19.13)

O Monte É Intocável – Pessoalmente nunca tive problemas em aceitar esses textos difíceis para alguns, quando se trata de medidas severas decretadas por Deus. Sou bastante racional, mas não sou questionador extremado, que quer saber tudo e tem sempre um “por quê?” O caráter de Deus é santo e ele é muito justo, se bem que para com Deus não precisa dizer que ele é MUITO, nisso ou naquilo – ele é Deus e por si só essa palavra diz tudo. Deve ter lá suas razões que a maioria dos homens não entenderiam, ainda que ele explicasse. Moisés foi exortado a conscientizar as pessoas, que além de se prepararem e cuidar da pureza de vida, tendo cuidado de lavar sus vestes e estar em estado de atenção para dali a três dias, eles presenciarem a manifestação de Deus que viria até eles, para lhes dar instruções e leis. O monte ficaria separado por uma demarcação de limite até onde as pessoas poderiam se aproximar, mas em hipótese alguma deveriam subir ao monte e nem mesmo tocar nele. A santidade de Deus exigia isso. Deus não precisa que eu e você entendamos isso, desde que respeitemos e façamos as coisas da forma que ele prescreve, já está de bom tamanho. Como eu disse e escrevi antes, o conhecimento verdadeiro de Deus só acontece por revelação. Sendo assim, por mais que eu fique aqui divagando e dizendo coisas sobre a santidade dele, só mesmo uma experiencia real é que dará a cada um de nós uma verdadeira noção do que é santidade, do que é a luz e a glória de Deus. Observe as reações descritas na Bíblia sobre pessoas que tiveram encontros ou até mesmo visões de Deus: Jacó ao despertar do sonho – “Quando Jacó despertou do sono, disse: — Na verdade, o Senhor está neste lugar, e eu não o sabia. E, temendo, disse: — Quão temível é este lugar! É a casa de Deus, a porta dos céus.” (Gn 28.16,17). Gideão, quando foi chamado para libertar Israel: Quando Gideão viu que era o Anjo do Senhor, disse: Ai de mim, Senhor Deus! Pois vi o Anjo do Senhor face a face.  Mas o Senhor lhe disse: Que a paz esteja com você! Não tenha medo! Você não morrerá!” (Jz 6.22,23).

Os pais de Sansão quando visitados pelo Anjo do Senhor: “E o Anjo do Senhor fez algo maravilhoso, enquanto Manoá e a sua mulher estavam observando. Aconteceu que, enquanto a chama que saiu do altar subia para o céu, o Anjo do Senhor subiu nela. Ao verem isso, Manoá e a sua mulher se prostraram com o rosto em terra. Manoá disse à sua mulher: — Certamente vamos morrer, porque vimos Deus” (Jz 13.19b,20,22). Isaías, quando teve a visão no templo: Então eu disse: — Ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de lábios impuros; e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos!” (Is 6.5). Daniel, na Babilônia: “Só eu, Daniel, tive aquela visão. Os homens que estavam comigo nada viram, mas ficaram com muito medo, fugiram e se esconderam. Assim, fiquei sozinho e contemplei esta grande visão, e não restou força em mim. O meu rosto mudou de cor e se desfigurou, e perdi as forças” (Dn 12.7-8). Poderíamos buscar muitos outros textos, incluindo o Novo Testamento, até Apocalipse. Só quem tem tal experiencia sabe do que se trata e assim, pela fé acolhamos a sabedoria divina, que exige santidade, humildade e obediência, porque ele é quem  diz que é e isso nos basta!

Senhor, graças te damos por tua imensa bondade e misericórdia para conosco, que somos humanos, somos fracos e insuficientes para compreender racionalmente coisas que só a eternidade e uma vida de íntima comunhão contigo por revelar. Queremos aceitar a tua Palavra como sendo suficiente para nos instruir e aconselhar de forma que cresçamos em entendimento e assim te conhecemos melhor. Te louvamos por tua santidade e justiça. Oramos em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário