Foi Tremendo!

Meditação do dia: 26/06/2023

“Ao amanhecer do terceiro dia, houve trovões e relâmpagos, uma espessa nuvem cobriu o monte, e ouviu-se um forte som de trombeta, de maneira que todo o povo que estava no arraial tremeu de medo.” (Ex 19.16)

Foi Tremendo! – O terceiro dia chegou e chegou cedo! Todos foram acordados por sinais que indicariam uma grande chuva, com trovões e relâmpagos. Não era chuva, definitivamente, não era! Ao saírem para fora de suas tendas, o que aquelas pessoas viram foi um cenário inédito e difícil de ser descrito, pois além das aparências conhecidas que pareciam prenúncios de chuvas e tempestades, havia um som de toque de trombeta que ressoava muito forte e aquilo tudo inflingia uma atmosfera aterrorizante a nível coletivo. Todas as pessoas, de todo o acampamento passou pela mesma experiencia. Gostaria muito de poder descrever com riqueza de detalhes as realidades descritas nessa experiencia do povo de Deus, mas nossas palavras não expressam exatamente com fidelidade o que o coração, o espírito e a alma da pessoa de fato experimentam. O Monte Sinai foi o palco da a revelação de Deus Pai. Após a libertação do povo de Israel do jugo da escravidão no Egito, Moisés orientado por Deus com os sinais da coluna de nuvem, de dia, e da coluna de fogo, de noite, guiou o povo em direção ao Monte Sinai, palco da primeira e sobrenatural manifestação da divindade. O Senhor vai se manifestar diretamente a Israel; esta é uma cena memorável. O povo é ordenado a se purificar em preparação de três dias para uma visitação sobrenatural. Eis a descrição do que aconteceu: O monte Sinai estava todo coberto de fumaça, pois o Senhor havia descido em forma de fogo. Nuvens de fumaça subiam ao céu, como de uma imensa fornalha, e todo o monte tremia violentamente. Enquanto o barulho da trombeta aumentava, Moisés falava e Deus respondia com voz de trovão. O Senhor desceu sobre o topo do Sinai e chamou Moisés para o alto do monte, e ele subiu (Ex 19.18-20). Moisés sobe ao Monte e recebe das mãos do Senhor as duas tábuas contendo os mandamentos. Também nessa permanência de quarenta dias na presença do Senhor ele recebe oralmente a Lei pormenorizada e as instruções para a construção do tabernáculo e da arca da aliança. Eis o evento do Sinai com as suas duas partes bem distintas e definidas. Primeiro, o evento em si, o fato histórico: O momento que marcou a vinda especial do Senhor, com fogo, trovões e tremor do monte. Segundo, a consequente dádiva da lei. O fato histórico realizou-se no dia e não mais se repete. A dádiva da lei, essa continuou como patrimônio de bênçãos para os israelitas, não somente daqueles que assistiram ao ato, mas de igual modo para as gerações por vir. Mesmo com os spoilers, depois descreveremos passo a passo à medida que formos meditando e aprendendo na Palavra de Deus.

Senhor, obrigado por se revelar a nós, para produzir vida e propósito para cada um de todos nós. essas revelações progressivas foram lançando mais luzes à medida que o tempo se aproximava da vinda de Jesus a este mundo e tudo se cumpriu e a graça se manifestou poderosa e salvadora, disponível à todo aquele que crer. Nós cremos! Nós acolhemos a tua Palavra e à tua vontade em nossos corações. Obrigado por tudo, em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário