Meditação do dia: 27/06/2023
“Ao amanhecer do terceiro dia, houve trovões e relâmpagos, uma espessa nuvem cobriu o monte, e ouviu-se um forte som de trombeta, de maneira que todo o povo que estava no arraial tremeu de medo.” (Ex 19.16)
Tremer e Temer – Na Convivencia diária com pessoas que professam uma fé crista e conhecem a Palavra de Deus nos deparamos com algumas situações onde elas perguntam a si mesmos e até a outras pessoas, por que as pessoas daquele tempo, como os israelitas tinham tantos sinais e maravilhas e ainda assim duvidavam e resistiam? Nada muito diferente do que presenciamos na atualidade e nos demais tempos vividos pelo povo de Deus. Ao que tudo indica, o ser humano tem uma capacidade muito grande e natural para se adaptar e acostumar com uma realidade presente. Aquelas pessoas que por muito tempo de suas vidas, alimentaram um desejo de se libertarem e possuirem as promessas de Deus para eles, que lhes for a dado através dos patriarcas. Agora começou a chover milagres e feitos grandiosos de Deus em favor deles. Viviam debaixo de uma nuvem de glória, que lhes Servia de proteção de dia e de noite; comiam o Maná caído do céu todas as manhãs e beberam água tirade de uma rocha e sem mencionar todos os outros tantos milagres. Agora estavam experimentando uma revelação ainda maior da presença divina, que descera no cume do Monte Sinai, com eles acampados ao pé do monte. Ouviram trovões, relâmpagos e sonido de trombetas, e presenciaram algo tão real e aterrador que perceberam a presença real de Deus. Ficaram com muito medo, tremeram de medo. No impacto daquilo tudo, prometeram serem fiéis e obedientes a Deus e a tudo o que ele revelasse através de Moisés. Mas eu sei e voces também sabem, que isso não durou muito e logo eles voltaram à velha vida de dúvidas e incredulidades. Então, ter experiencias sobrenaturais, ponderosas de Deus, ver, ouvir, perceber e discerner verdades espirituais, por si só, não sustenta uma vida de fé e Piedade. Tiago se refere a isso, mostrando que mesmo tendo uma fé monoteísta e até forte, não garante muita coisa: “Você crê que Deus é um só? Faz muito bem! Até os demônios creem e tremem” (Tg 2.19). Crer e estremecer, ficar com medo, arrepiado e etc, são manifestações emocionais, mas sem muita ou nada de consistencia. A versão bíblica é um tanto diferente: “Os que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se abala, mas continua firme para sempre” (Sl 125.1). Não tenhamos por base da nossa fé, as emoções e suas manifestações. A Palavra de Deus é o melhor alicerce!
Pai amado, te agradecemos pela tua bondade e misericórdia demonstrada para conosco todos os dias. A maior revelação de tua parte foi em Jesus Cristo, que mostrou o teu amor, o teu caráter santo e a tua justiça, fazendo cair sobre ele os nossos pecados e nos dando a sua justiça e santidade para nos tornarmos parte de sua família. Louvado seja o teu santo e poderoso nome. Oramos em fé e obediência, no nome de Jesus, amém.
Pr Jason