O Senhor Desceu e Moisés Subiu

Meditação do dia: 02/07/2023

“O Senhor desceu sobre o monte Sinai, sobre o alto do monte. O Senhor chamou Moisés para o alto do monte e Moisés foi até lá.” (Ex 19.20)

O Senhor Desceu e Moisés Subiu – Parece os paradoxos da vida, mas estou apenas tirando proveito da oportunidade de aprender com vocês leitores, uma boa lição das experiencias que a vida com Deus nos permite e essa aprendizagem pode fazer a diferença para o prosseguimento na jornada. Para início de conversa, podemos deixar bem claro, que o fato de Deus descer até a terra, sobre o Monte Sinai e Moisés sair do arraial na planície e subir ao monte, não muda nada na essência dos dois. Deus continua sendo Deus, grande, poderoso, soberano e Senhor de tudo e de todos. Moisés continua sendo homem, falível, servo, dependente da graça e da bondade de Deus como sempre fora até ali e como seria dali em diante. Subir o monte e estar na presença de Deus, não faria o homem subir de nível e se colocar acima dos demais. Deus descer não o torna menor ou o desqualifica. Como escreveu Paulo: “Porque a loucura de Deus é mais sábia do que a sabedoria humana, e a fraqueza de Deus é mais forte do que a força humana. E Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são, a fim de que ninguém se glorie na presença de Deus” (1 Co 1.25,28,29). A religião e a religiosidade são coisas humanas, racionais e maquinais, que trabalham para fazer o homem encontrar Deus lá cima, com altos custos, sacrifícios,  penitências, custos elevados e esforços descomunais, o que leva todos a fracassarem e se sentirem desvalidos e indignos, até desistindo de tentar por nada muda, não melhora e a alma continua vazia. O Evangelho é a manifestação do amor de Deus, descendo, vindo até o homem, cá em baixo, ao rés do chão onde ele se encontra caído, derrotado, desiludido e perdido; Deus faz isso através da encarnação de Cristo, se tornando um de nós, um como nós e experimentando todas as fraquezas e limitações humanas, para se tornar o único capaz de levantar e restaurar o homem, permitindo-lhe a experiencia de vivenciar a graça de Deus e se tornar participante de sua santidade e sua natureza. “Pelo poder de Deus nos foram concedidas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude. Por meio delas, ele nos concedeu as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vocês se tornem coparticipantes da natureza divina, tendo escapado da corrupção das paixões que há no mundo” (2 Pe 1.3,4). Subir ao Monte, ir na presença de Deus, nos torna servos melhores, capacitados a amar e servir e não nos dá status de “Grandes ou especiais…” Moisés continuou Moisés e Deus continuou sendo Deus!

Senhor Deus e Pai, obrigado por nos chamar para estar na tua presença, para reconhecermos verdadeiramente o que é grandeza, o que é poder e o que é ser especial, tudo isso se refere a Ti; nós voltamos transformados, mas moídos, quebrados, prontos para servir e ajudar. Tu és digno de todo o louvor, toda a honra e glória. Em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário