Meditação do dia: 12/07/2023
“Não adore essas coisas, nem preste culto a elas, porque, eu, o Senhor, seu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.” (Ex 20.5)
Não Adorar Imagens de Escultura – Par nós, culto é um serviço que prestamos a Deus; é um ato de fé e está na centralidade da nossa vida. Reconhecemos a Deus, como um Ser, uma Pessoa com todos os seus atributos em perfeita santidade e harmonia. Nossa fé nos ensina que Deus é Espirito pessoal, perfeitamente bom e que em santo amor criou, sustenta, guia e governa todas as coisas. Acreditamos essencialmente que ele é Todo-Poderoso, Onisciente, Onipotente e onipresente. Então, sendo quem ele é, sua perfeita sabedoria nos faz crer em perfeição absoluta; sendo assim, sua palavra é infalível, e capaz de produzir os mais maravilhosos resultados, quando praticada com fé e devoção piedosa. O escritor aos Hebreus, assim fala da Palavra de Deus: “Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e espírito, das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e as intenções do coração.” (Hb 4.12). Se Deus em sua Palavra diz para não fazermos imagens de escultura, de quaisquer tipos e simbologias e não adorar essas coisas; entendemos então que o certo é não fazer e não adorar isso. Deus não pode ser representado por figura ou escultura, por ele é Deus e está muito acima da capacidade e imaginação humana, que de forma alguma alcançaria um nível de conhecimento e habilidade capaz de transferir a essência de quem Deus é para uma obra de arte. Além de não representa-lo, porque imagens e esculturas são produtos da mente e imaginação humana; também não podem ser adoradas, porque são inanimadas e nada representam. Adorar é uma atividade espiritual e se esse culto não serve para Deus, então ele é totalmente errado. Ao profeta Isaías, Deus transmitiu a seguinte mensagem. “Eu sou o Senhor: Este é o meu nome. Não darei a mais ninguém a minha glória, nem a minha honra, às imagens de escultura” (Is 42.8). Isso é muito significativo para nossa devoção a Deus, tal qual revelado em sua Palavra.
Pai nosso que estás nos céus, te adoramos e te bendizemos o nome santo e poderoso, te reconhecemos como único e soberano sobre tudo e todos. Buscamos a tua face em oração e adoração verdadeiros, desejosos de caminhar contigo e pelos teus caminhos, conforme tens revelado em tua Palavra. Agradecemos por nos acolher em amor e perdoar os nossos pecados e dar a Jesus Cristo em sacrifício por nós, para formar uma grande família, de muitos filhos, comprados e redimidos pela vida de Jesus. Em nome dele oramos agradecidos, amém.
Pr Jason