Meditação do dia: 13/07/2023
“Não adore essas coisas, nem preste culto a elas, porque, eu, o Senhor, seu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.” (Ex 20.5)
Deus Zeloso – Ao contrário do que proclama o deísmo, a verdade bíblica expressa que Deus criou todas as coisas, as preserva e governa pessoal e presencialmente toda a sua criação. Salomão, quando escreveu o Livro de Eclesiastes, fez uma citação interessante e muito significativa: “Porquanto não se executa logo o juízo sobre a má obra, por isso o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto para fazer o mal.” (Ec 8.11). Essa declaração de Salomão nos faz refletir sobre as tendências que vemos no cotidiano de nossas vidas e em nossa sociedade. Isso leva as pessoas a desenvolverem conceitos e viverem relacionamentos religiosos como se Deus fosse distante, omisso e ou “não ligasse” para nada que acontece aqui em baixo. Mas cremos que Deus é muito presente, muito próximo e o seu amor o faz presente não só na vida dos tementes a ele, mas em todo o contexto de existência. Ele cuida de tudo e de todos, como Jesus expressou no Sermão da Montanha, que ele cuida dos pássaros, das ervas e consequentemente, muito mais das pessoas, que foram criados à sua imagem e semelhança, criou todo esse planeta lindo, dotado de todos os recursos para servir de habitat para a mais perfeita de suas criações, o homem. Tudo o que existe, foi criado em função de dar ao homem um lar apropriado, agradável, produtivo e onde ele poderia desenvolver seu potencial e se realizar. O pecado é que estragou tudo e corrompeu tudo. Também cremos biblicamente que Deus não é um ser religioso, que vive em função de rituais, cerimonias, ofertas e sacrifícios, que os homens são obrigados a fazer. Deus não vive em secreto, escondido, enigmático e deixa migalhas como pistas para ver se alguém resolve a charada e o descobre. Olha o que Paulo disse aos sábios filósofos de Atenas: “O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas; E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação; Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós; Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração” (At 17.24-28). Deus nunca esteve longe de sua criação, nunca a abandonou e por essas e tantas outras razões, ele é presente, cuidadoso e ZELOSO, por sua santidade. “Porque o SENHOR, teu Deus, é um fogo que consome, um Deus zeloso” (Dt 4.24). Para fechar, uma referencia do Novo Testamento: “Não podeis beber o cálix do Senhor e o cálix dos demónios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demónios. Ou irritaremos o Senhor? Somos nós mais fortes do que ele?” (1 Co 10.21,22).
Senhor meu Deus e Pai, obrigado por estar sempre presente em minha vida e na vida de todos nós que acreditamos e consagramos nossas vidas para serem vividas para tua glória e para o teu serviço. Te reconhecemos como santo, puro, exaltado acima de tudo e o único digno de receber louvor, honra e glória. Dedicamos nosso culto ao Senhor e não compartilharemos nada com ninguém que queira um espaço em nossa fé. Só o Senhor é Deus, graças, por isso. Em nome de Jesus, amém.
Pr Jason