Não Cobiçar a Mulher do Próximo

Meditação do dia: 31/07/2023

Não cobice a casa do seu próximo. Não cobice a mulher do seu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao seu próximo.” (Ex 20.17)

Não Cobiçar a Mulher do Próximo – Voltamos a uma exigência moral, de cunho espiritual de grande abrangência. Aqui, também “mulher” está no sentido de que o inverso também é válido, não cobiçar o “homem” da próxima. Acredito que utilizando as lentes da humildade e da sinceridade, não vamos tirar proveito e enveredar pela senda da moda atual e arrastar-nos para campos minados e escorregadios das pautas sociais que enaltecem um lado da verdade como se fosse a verdade toda. Duas meias verdades podem não terminar em uma grande verdade, e sim numa grande mentira. Não cobiçar mulher do próximo, não serve para discutir feminismo, mulher objeto, machismo, empoderamento de A ou de B. O mesmo coração invejoso que menospreza o valor do trabalho honesto e da justiça de cada um progredir e alcançar o sucesso pelo próprio esforço e trabalho, e o mesmo coração que se encaminha para a imoralidade e busca a satisfação a qualquer preço e faz de qualquer pessoa que lhe agrade aos olhos, um objeto de conquista e satisfação carnal. A cobiça não se satisfaz com o que tem e com quanto tem; sempre estará querendo mais e sem medir consequências. “De onde procedem as guerras e brigas que há entre vocês? De onde, senão dos prazeres que estão em conflito dentro de vocês? Vocês cobiçam e nada têm; matam e sentem inveja, mas nada podem obter; vivem a lutar e a fazer guerras. Nada têm, porque não pedem; pedem e não recebem, porque pedem mal, para esbanjarem em seus prazeres” (Tg 4.1-3). Nesse mandamento, não cobiçar vem seguindo de uma série de possibilidades e todas estão dentro da ordem de se guardar. A boa mordomia cristã não proíbe e nem inibe a nenhum filho de Deus, possuir ou trabalhar para adquirir o que precisa e até mesmo a prosperidade e a riqueza; mas tudo deve ser feito dentro das normas éticas e morais bíblicas, através do trabalho e diligencia da pessoa, fazendo bom uso dos bens e dons de Deus para multiplicar todo o seu potencial. Se toda a energia desperdiçada com a cobiça ilícita for canalizada para a criatividade e o trabalho honesto, a pessoa alcançará suas metas e com a bênção do Senhor assegurada e garantida.

Senhor, tu és o possuidor dos céus e da terra, dono de toda a riqueza e a distribuis conforme a tua justiça e a cada um foi dado dons e talentos, oportunidades e possibilidades para serem desenvolvidas. Permite que o nossos coração se torne sábio a cada dia para fazer bom uso de tudo que está disponível a nós e produzamos honra, glória e louvor ao teu santo nome. Oramos em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário