Não Cobiçar Coisa Alguma

Meditação do dia: 03/08/2023

Não cobice a casa do seu próximo. Não cobice a mulher do seu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao seu próximo.” (Ex 20.17)

Não Cobiçar Coisa Alguma – Coisa alguma me parece muita coisa! Assim como nada, é muito pouco coisa; ninguém é muito pouco em termos de pessoas; tudo é muita coisa ou muito abrangente. Quando a Bíblia diz que Deus criou todas as coisas, algumas pessoas perguntam: “até…? ou aquilo também?” Sim! “Todas as coisas foram feitas por ele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez” (Jo 1.3). “Pois nele foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste” (Cl 1.16). Especialmente este texto bíblico de Colossenses é muito abrangente, radical e redundante. Em Cristo foram criadas todas as coisas – em todos os lugares e de todas as categorias, materiais, imateriais, físicas, metafísicas, tipos de poderes e autoridades. O mais significante: Tudo foi criado por ele, para ele; ele antecede a tudo e a todos e é por seu intermédio que tudo isso é e permanece! Excluir Deus da Criação é simplesmente acabar com tudo, ou com nada, melhor dizendo! Essas são algumas das bases ou provas do porque Deus tem o legítimo direito de legislar e regulamentar todas as coisas, ainda que alguém ou algumas pessoas se arrogam alguma coisa, queira negar essa influencia e até a sua existência. Ao meditarmos hoje, sobre o pecado da cobiça, estou dizendo, quer você aceite ou goste ou não, essa é a verdade e a sua ou minha negação, não vai alterar substancialmente nada no propósito eterno de Deus, senão para nosso próprio prejuízo. Cobiçar é errado, porque Deus estabeleceu uma lei que diz para não cobiçar e ponto! “Que diremos, então? Que a lei é pecado? De modo nenhum! Mas eu não teria conhecido o pecado, a não ser por meio da lei. Porque eu não teria conhecido a cobiça, se a lei não tivesse dito: “Não cobice.” Mas o pecado, aproveitando a ocasião dada pelo mandamento, despertou em mim todo tipo de cobiça. Porque, sem lei, o pecado está morto” (Rm 7.7,8). Acredito que algum dos meus leitores dessa meditação, prestando mais atenção nessa referencia de Romanos, vai ter muito material para meditar, criar estudos bíblicos e aprender muito sobre salvação, libertação,  da santificação, do poder do pecado, o papel da lei, da graça, da cruz, do novo nascimento, e a lista será grande. Se precisarem, apertem os seus pastores e professores para lhes encaminhar em maior conhecimento dessas verdades. Para nós aqui, é suficiente entender porque Deus quer que não cobicemos nada de ninguém; se precisarmos, podemos lhe pedir com fé, porque ele pode nos dar TUDO, então pra que cobiçar o que pertence ao próximo? Se ele tem ou recebeu, também podemos, se isso está alinhado com os propósitos de Deus. Amém?

Senhor, os teus mandamentos são justos e retos! Podemos aprender com as grandes verdades contidas nesses pequenos fragmentos contidos na tua Palavra. Precisamos ser cheios do Espírito Santo, que já habita em nós e pode nos guiar a toda a verdade! Obrigado, graças, Senhor! Em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário