Visitados e Abençoados

Meditação do dia: 16/08/2023

Façam um altar de terra para mim e sobre ele vocês sacrificarão os seus holocaustos, as suas ofertas pacíficas, as suas ovelhas e os seus bois; em todo lugar onde eu fizer celebrar a memória do meu nome, virei até vocês e os abençoarei.” (Ex 20.24)

Visitados e Abençoados – Diferentemente dos dias atuais secularizados, quando a idéia ou conceito de Deus vai ficando cada vez mais distante da vida das pessoas e as leis e regulamentações vão passando como um rolo compressor sobre o conceito de Deus na vida cotidiana. Um estado laico se reverte numa mordaça para não se mencionar Deus ou se praticar a fé nele, porque isso pode ofender a alguém que possivelmente não crê e para respeitar os direitos de uns poucos, se oprime e amordaça uma maioria. Os israelitas tinham já na formação de sua condição de estado ou nação, a centralidade de Deus em suas vidas em todos os sentidos. O que para nós hoje é literatura sagrada, religiosa, para eles era a constituição, o código civil, código penal, código do consumidor, primeira, segunda e terceira instancias judiciais e até cortes supremas; Tudo, no nosso querido Velho Testamento. O culto era o centro da vida daquele povo, tanto é, que no acampamento, depois de organizado, e estabelecido o local de cada tribo se acampar, o centro disso tudo era o local do Tabernáculo. Onde há culto na vida, há vida no culto! A construção de altares e sua utilização piedosa e generosa, com entrega de suas ofertas e sacrifícios como reconhecimento da pessoa de Deus, sua presença para receber aqueles cultos e proporcionar perdão, reconciliação e trazer-lhes a proteção e no devido tempo abençoá-los com prosperidade na conquista de sua terra. Nosso destaque no texto bíblico em que estamos baseando a meditação, apresenta a palavra em que mesmo lhes promete, que ao fazer do modo certo, “…virei até vocês e os abençoarei.”  Estou afirmando a vocês, que ao levarmos a sério a nossa vida espiritual, cultivando uma relação de comunhão, obediência e prática da verdade da Palavra de Deus, é absolutamente normal que as bênçãos de Deus venham sobre nós. Não precisa fazer campanha de oração e unção para ser abençoado, se a vida já é abençoada como um todo. Amo meditar e apreciar o que Deus falou na repetição das Leis, quando citou o que traria a bênção e o que provocaria a maldição no meio do seu povo. “Se vocês ouvirem atentamente a voz do Senhor, seu Deus, tendo o cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje lhes ordeno, o Senhor, seu Deus, exaltará vocês sobre todas as nações da terra. Se ouvirem a voz do Senhor, seu Deus, sobre vocês virão e os alcançarão todas estas bênçãos: O Senhor determinará que a bênção esteja nos seus celeiros e em tudo o que colocarem a mão; ele os abençoará na terra que o Senhor, seu Deus, lhes dá” (Dt 28.1,2,8). Tudo está condicionado á prática ou descuido com a vida espiritual.

Senhor, obrigado por vir nos abençoar e de fato somos abençoados e gratos pelas provisões e abundancia. Também quando somos provados e precisamos aprender com as dificuldades da vida, podemos aprender com uma atitude piedosa e confiante de que servimos a um Deus de amor e muita bondade, que em Cristo Jesus, nos proporciona toda sorte de bênçãos. Oramos com gratidão, na pessoa bendita de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário