Estatutos Propostos

Meditação do dia: 19/08/2023

“Estes são os estatutos que lhes proporás. Se comprares um servo hebreu, seis anos servirá; mas ao sétimo sairá livre, de graça.” (Ex 21.1,2)

Estatutos Propostos – É quase fato comum e ponto pacífico entre os cristãos, que tem na Bíblia a sua regra de fé e prática, estarem tão familiarizados com ela na vida devocional, religiosa e dessa forma, só conseguem ver nela algo para ser utilizado na igreja ou na vida espiritual. Originalmente as nossas Sagradas Escrituras, foram dadas ao povo israelita como na verdade é, Palavra de Deus, mas com aplicação em todas as áreas de suas vidas, tanto pessoais quanto nacionais, isto é, para legislar mesmo. As Escrituras era a base das leis civis, códigos de ética, penal, constituição da nação e eram utilizadas de forma ampla, desde o culto e seus rituais, até na educação familiar, escolar, ministérios espirituais, o reinado e tudo que nos fosse possível imaginar. “Também, quando se assentar no trono do seu reino, mandará escrever num livro uma cópia desta lei, feita a partir do livro que está com os sacerdotes levitas. O rei terá esse livro consigo e nele lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer o Senhor, seu Deus, a fim de guardar todas as palavras desta lei e estes estatutos, para os cumprir” (Dt 17.18,19). Seria bom vocês darem uma lida no contexto desses versos, dos versos 14-20). Os estatutos contidos na Palavra de Deus são excelentes e a observância deles poderá trazer sucesso administrativo para qualquer instituição. Embora, Deus não necessariamente entre nos méritos de algumas formas de proposições humanas (como a escravidão aqui), conduto ele legisla para o bem estar de ambos os lados, tendo a vida humana como preciosa e digna de respeito. Não estamos afirmando ou insinuando que Deus é favorável à escravidão humana e outras modalidades de opressão etc. A perfeita vontade de Deus entre os homens se manifesta por meio de agirem entre si, tendo por base o modo como o próprio Deus age conosco, como humanidade. Estamos falando de amor, justiça, bondade, cuidado e tudo o que sabemos e outras tantas que nem sempre nos atentamos. Jesus disse o seguinte: “Para demonstrarem que são filhos do Pai de vocês, que está nos céus. Porque ele faz o seu sol nascer sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos” (Mt 5.45).

Pai, obrigado pela tua bondade para conosco, também agradecemos a tua forma de ensinar e nos direcionar para um estilo de vida produtivo, justo e que respeita a pessoa humana como alguém criado à tua imagem e semelhança e com dignidade e valor. Em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário