Livre e de graça

Meditação do dia: 21/08/2023

“Estes são os estatutos que lhes proporás. Se comprares um servo hebreu, seis anos servirá; mas ao sétimo sairá livre, de graça.” (Ex 21.1,2)

Livre e de Graça – Dizíamos em tom de brincadeira, que “de graça, até injeção na testa!” já do lado comercial, se apregoa em alto e bom som, que “não existe almoço grátis!” A moral é que alguém sempre paga essa conta, pois o preço estará embutido em alguma outra ponta. De muitas formas, todos esses conceitos da sabedoria popular, aparecem disfarçadamente de nos conceitos da vida espiritual e dos relacionamentos com Deus. Espera-se que Deus faça uma parte considerável do trabalho em favor dos homens, para que lhes reste apenas uma pequena porção que possam realizar sem nenhum esforço, preferencialmente. Há outros que não aceitam acreditar na graça divina, atribuindo a Deus o mesmo caráter visto nos homens, isto é, “sempre tem letrinhas miúdas no rodapé do contrato;” ou “Não pode ser tão simples assim, sempre tem mais alguma coisa!” Mas posso afirmar por experiencia pessoal e por conhecimento teológico, ao estudar a Palavra de Deus, que isso está muito longe e dissociado da verdade. Firmo minhas amarras em verdades que não me deixam à deriva, uma das principais que utilizo é esta: “Justo é o Senhor em todos os seus caminhos, bondoso em todas as suas obras. Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade. Ele satisfaz o desejo dos que o temem; ouve o seu clamor e os salva” (Sl 145.17-19). Quando as dificuldades da vida tentam me alcançar, eu cito e recito palavras de afirmação do caráter de Deus, como este salmo e minha alma volta a sossegar. Naquela lei e estatuto que os israelitas receberam, no sentido natural, ela arbitrava sobre relações de trabalho e administrava o sistema de servidão, que permitia a remissão da pessoa e retomar ao comando de sua vida e sua dignidade. Isso é exemplo clássico da bondade de Deus, alcançando o homem na sua totalidade e reconstruindo os caminhos da salvação, que estavam embutidos na figura daquilo que Jesus (o próprio Deus) iria fazer no futuro para resolver de forma definitiva a situação natural, física e espiritual do ser humano. Veja verdades sobre isso: “Porque pela graça vocês são salvos, mediante a fé; e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2.8,9). “Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Por isso, permaneçam firmes e não se submetam, de novo, a jugo de escravidão. Porque vocês, irmãos, foram chamados à liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à carne; pelo contrário, sejam servos uns dos outros, pelo amor” (Gl 5.1,13). Depois de uma vida de escravidão ao pecado, eis que Deus proclama a nossa libertação, onde ele pagou o preço de nossa redenção e nos permite sair de graça, livres para sempre.

Senhor, obrigado por tamanha bondade em nos resgatar de uma condição muito difícil de nossa vida, escravizados ao pecado e sem condições de nos salvar com os nossos próprios recursos; assim, lá na cruz, Jesus pagou a nossa dívida e proclamou a nossa libertação. Somos agradecidos e consagramos a nossa vida para servir somente ao Senhor de agora em diante, para sempre, amém. Esta é a nossa oração, em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário