Olho Por Olho

Meditação do dia: 28/08/2023

“Mas, se houver dano grave, então o castigo será vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé, queimadura por queimadura, ferimento por ferimento, golpe por golpe.” (Ex 21.23-25)

Olho Por Olho – Por mais que pareça absurdo, ainda existe em nossos dias, em algumas culturas, onde se aplicam regras muito radicais, com a justificativa de eliminar os males e manter-se um controle social. Mas a história nos tem mostrado que a violência não produz passividade, ao contrário, violência gera violência e a perpetuação do mal e da destruição. Jesus ofereceu aos cristãos uma alternativa melhor, que embora não reverta o efeito da violência já praticada, mas pode manter a pessoa em uma boa relação com Deus e com a sociedade. Como cristão, pensamos na importância que a comunhão com Deus tem para nós, e que trabalhamos arduamente para manter um estilo de vida que nos permita viver na presença de Deus e crescer nesse relacionamento de forma que sejamos discípulos produtivos e amadureçamos dia após dia. Sabemos que o ser humano é falho e a própria condição de degradação, não permite que tenhamos sistemas tão bons e mecanismos de segurança e proteção que venham produzir uma sociedade justa e pacífica. As falhas nos sistemas judiciários em toda parte, mostram que ainda que haja boas evoluções e tecnologias que permitam exames e provas mais assertivas, ainda assim, o elemento humano e suas convicções ideológicas, políticas partidárias, são suficientes para produzir injustiças e danos que são difíceis de se reparar. Não sendo uma crítica ao todo, mas a minha opinião e percepção do nosso sistema judiciário brasileiro, é atualmente muito difícil acreditar ou descansar na veracidade das decisões tomadas. No nosso amado STF – à poucos anos, quando uma questão era encaminhada para lá, todo cidadão dizia: “Agora sim, a questão será decidida.” Essas decisões eram aceitas e acatadas sem questionamento algum. Até presidente da república e altas autoridades quando perdiam uma causa lá, dizia: “Decisão da justiça não se discute; acata-se!” Hoje, sabemos que há facções ideológicas e políticas lá dentro e que as decisões são quase previsíveis, ou se sabe assertivamente sobre quem vai votar a favor ou contra, em determinadas matérias. Isso, não seria nada bom, porque “olho por olho, dente por dente” poderia produzir apenas muitos cegos e banguelas, sem nada de justiça ou eliminação da violência e criminalidade. Precisamos orar, meditar na Palavra e na vontade de Deus para nossas vidas e a nossa fé deve guiar nossas decisões. O cristão vive pela fé e não pelo que sente ou vê!

Senhor, te agradecemos pelo teu justo sistema de punir ou recompensar cada um pelos seus atos. Como cidadãos do teu reino, queremos participar produtivamente para que o bem prevaleça e a tua vontade seja feita. Te amamos e adoramos, em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário