Meditação do dia: 05/09/2023
“Se você encontrar desgarrado o boi ou o jumento do seu inimigo, leve-o sem falta de volta para ele. Se você vir prostrado debaixo da sua carga o jumento daquele que odeia você, não o abandone, mas ajude o dono a erguer o animal.” (Ex 23.4,5)
Fazer o Certo Porque é Certo – Deve ser bastante incômodo ser ajudado por alguém que jamais se imaginaria que se disporia a fazer alguma coisa. Essa regra que Deus colocou sobre prestar socorro, é de fato um ingrediente muito forte para quebrar a resistência de corações feridos e endurecidos. Encontrar o animal extraviado de alguém, digamos o vizinho, que não vai muito com a nossa cara e não faz questão de esconder isso. Mas estando numa situação de necessidade e aflição, ser socorrido exatamente por esse vizinho de quem ele não tem afeição alguma e a pessoa se mostrar gentil, prestativa e de boa vontade, sem levar nada em conta do que tem visto, ouvido e sentido na pele por causa da atitude do outro. Ele tem uma chance e tanta de demonstrar maturidade, responsabilidade e acima de tudo, ser capaz de separar uma coisa da outra. O fato de alguém não gostar de outra, não significa que o animal daquela pessoa também não goste e seja inimigo; ou agir com indiferença porque a pessoa não merece retribuição alguma. O cristão tem que levar em consideração que estamos aqui por uma razão muito especial e que as relações pessoais sempre serão positivas se depender unicamente de dele. “Se possível, no que depender de vocês, vivam em paz com todas as pessoas” (Rm 12.18). Essa cena de ver um animal de carga, caído e sem condições de levantar por si só e ainda que com a ajuda do próprio dono isso ainda seja difícil e a única pessoa presente seja um desafeto daquele proprietário, a verdade bíblica é que essa pessoa temente a Deus, não leva em conta nada anteriormente acontecido e simplesmente se põe a ajudar, caso contrário ele ficará em pecado de desobediência a verdade de Deus, sobre como viver a sua fé. Com exceções de situações rurais no interior do Brasil, em fazendas e lugares mais distantes que ainda se utiliza animais para serviços de carga e transportes, e nesses casos as pessoas que transitam por ali são de fato muito úteis e de grande ajuda em condições de acidentes ou incidentes. Isso pode ser também adaptado à vida mais urbana e mecanizada, onde alguém pode estar precisando de ajuda à beira da estrada, com o carro quebrado, pneu furado ou algo semelhante e precise de socorro e quem primeiro passa por ali em condições de prestar assistência, seja alguém de quem aquela pessoa não goste, mas premido pela necessidade, se veja obrigado a engolir o orgulho e aceitar a ajuda. Para quem pode socorrer, não é hora para retaliações ou sermões, pois surgiu uma oportunidade de fazer o bem e ser útil, demonstrando a bondade de coração e a prática verdadeira de sua fé. O tempo e o Espírito Santo se encarregam de trabalhar os corações e fazer surgir os frutos.
Senhor, agradecemos pelo dia de hoje e pela oportunidade de fazer o bem e ajudar alguém em necessidade, sabemos que poderemos estar servindo ao Senhor, socorrendo alguém que precise. Os recursos são teus e aquelas pessoas também são tuas. Te louvamos e engrandecemos o teu santo nome; oramos em nome de Jesus, amém.
Pr Jason