Meditação do dia: 06/09/2023
“Não perverta o direito do pobre que vem até você com a sua causa.” (Ex 23.6)
Não Perverta o Direito – Todo privilégio trás consigo uma responsabilidade, e o contrário também é verdade; toda responsabilidade, trás consigo um privilégio. Em algum lugar na vida, teremos a oportunidade de estar numa condição privilegiada em relação a outras pessoas e quem sabe, até com autoridade de proferir algum julgamento ou expressar algo que favoreça ou prejudique alguém. Não é responsabilidade apenas dos magistrados proferirem sentenças que condenam ou absolvam outras pessoas. Ainda que eles tenham uma autoridade legal e jurídica, ainda assim eles tem um aparato judicial que os acompanham para as decisões sejam as melhores e mais justas possíveis. Há processos que tramitam com tempo, rituais, testemunhas, provas, evidencias e até chegar o momento de bater o martelo e proferir a sentença, que ainda poderá haver recursos e novas buscas pela verdade e a justiça. Imagina a responsabilidade deles; imaginemos a responsabilidade das testemunhas. Uma má intenção, engano ou pequeno equívoco é suficiente para desvirtuar todo um processo. No meu trabalho, como pastor, eu faço uso da palavra e através do que prego e ensino, estou passando para as pessoas muitos conceitos e influenciando muitas decisões que poderão afetar vidas e famílias inteiras. Todos nós sabemos o que uma conversa mal colocada, uma informação incompleta sendo passada como se aquilo fosse tudo sobre o assunto, o quando pode prejudicar relacionamentos e as condições de muitas pessoas. Tiago, escreveu dizendo para os cristãos terem muito cuidado e critério em suas ações, porque podem influenciar até mais do que imaginam. “Meus irmãos, não sejam, muitos de vocês, mestres, sabendo que seremos julgados com mais rigor. Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é um indivíduo perfeito, capaz de refrear também todo o corpo” (Tg 3.1,2). Nosso desafio, até mesmo porque estamos colocados aqui no mundo como “testemunhas” de Jesus, do Evangelho e da graça de Deus. Tudo o que fazemos, tem peso eterno. Cuidado!
Senhor, muito obrigado pelo privilégio de sermos teus filhos e testemunhas da tua obra nesse mundo. Nossas palavras podem abençoar pessoas e também podem prejudicar e produzir coisas indesejáveis; pedimos sabedoria e graça, para sermos fontes de esperança, de vida e de bênçãos para todos ao nosso redor. Oramos com gratidão, em nome de Jesus, amém.
Ps. Na Noite de ontem, 05/09/2023 – fui agraciado pela Câmara de Vereadores de Guararapes, com o título de cidadão guararapense. Vocês fazem parte desse conquista também e faço questão de compartilhar essa alegria com todos vocês.
Pr Jason