Meditação do dia: 10/09/2023
“Seis dias você fará o seu trabalho, mas, no sétimo dia, descanse, para que descanse também o seu boi e o seu jumento, e para que o filho da sua escrava e o estrangeiro se revigorem.” (Ex 23.12)
Seis Dias – O que é possível fazer em seis dias? Muita coisa e também, quase nada ou até mesmo, nada! Quando pensamos no fator tempo ´precisamos pensar em todas as variáveis possíveis e os contextos; porque só assim, poderemos ser taxativos sobre as afirmações a serem feitas. Numa corrida de fórmula 1, um milésimo de segundo faz muita diferença entre as posições entre pilotos. Numa olimpíada, em determinadas modalidades, as frações de segundo contam muito. Quando pensamos numa pesquisa científica, com início dos estudos, experimentos, testes, provas e contraprovas – dias, meses e até anos, não podem ser levados em conta. Quando lidamos com verdades espirituais, também temos que lidar com observações de tempo, até porque há tempo para todas as coisas debaixo do sol, como disse o rei Salomão. Quando medito sobre textos bíblicos como esse, que fala de trabalho e descanso, eu lido com o princípio espiritual por trás de tudo o que aparentemente é apenas uma jornada de trabalho e um dia de descanso. Existe espiritualidade equilibrada nisso, porque é uma ordenação divina, desde o princípio, na criação de todas as coisas, lá no Jardim do Éden. Começamos pelo trabalho; trabalhar é uma idéia de Deus para o homem, onde ele pode expressar sua criatividade, talento, habilidades e ainda levantar sustento honesto. Também podemos perceber o valor do trabalho, pois fazendo uma jornada de seis dias, Deus considera suficiente para as necessidades humanas e familiares. Uma verdade muito crucial é que quando isso surgiu, não existia a idéia de remuneração, vantagens, segurança e estabilidade e um monte de penduricalhos que foram aparecendo ao longo da história do homem e do trabalho. O homem precisa trabalhar seis dias para cumprir a vontade de Deus independente do fator remuneração. O trabalho é uma expressão de ser uma pessoa, demonstrar obediência e gratidão a Deus. “Trabalhar em troca de algum valor” e um apelo mercantil. Estou dizendo, e acredito nisso, que se um cristão, já tem o sustento garantido com suficiência, isso não deve mantê-lo afastado do trabalho, ocioso e dizendo que já fez a sua parte e agora não precisa mais trabalhar. Ele deve trabalhar agora para ser útil, abençoar pessoas, a obra de Deus e o desenvolvimento social de sua comunidade. Deus não tem necessidade alguma, porque ele é autossuficiente em si mesmo, mas ainda assim, trabalha diariamente e Jesus Cristo também, trabalhou, trabalha e trabalhará para estar alinhado ao seu propósito eterno. “Mas Jesus lhes disse: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.” (Jo 5.17).
Senhor Deus Pai, Todo-Poderoso, o Criador e o Possuidor dos céus e da terra; rendemos culto, honra, glória e louvor em todo tempo, porque o Senhor é digno de receber a nossa adoração e também a nossa obediência aos princípios práticos da vida como colocadas em tua Palavra. Obrigado por suprir tudo o que precisamos para viver e servir ao Senhor e cooperarmos com o nosso próximo que necessitar de ajuda. Agradecemos, em nome de Jesus, amém.
Pr Jason