Descanse

Meditação do dia: 11/09/2023

“Seis dias você fará o seu trabalho, mas, no sétimo dia, descanse, para que descanse também o seu boi e o seu jumento, e para que o filho da sua escrava e o estrangeiro se revigorem.” (Ex 23.12)

Descanse – Alguém sabiamente disse que não há música numa pausa; contudo a pausa faz parte da música e torna a melodia muito mais agradável e compreensível. Isso faz sentido também na vida diária das pessoas. Vivemos uma época de estresse exagerado e acúmulo de atividades. Tanta gente anda tão atarefados que nem mesmo imaginam que podem e devem parar de quando em quando para respirar, descansar e refazer as energias. Quantas famílias já foram destruídas porque as tarefas e trabalhos ocuparam mais espaço do que devia e não sobrou nada para os familiares. Quantas carreiras arruinadas porque todos os limites foram violados e só muito tarde foi percebido. Tal como um eletrodoméstico vem acompanhado de um manual do usuário, que contém todas as informações sobre o produto, sua usabilidade, manutenção e garantias. Quando Deus nos criou ele estabeleceu as regras básicas para a pessoa ser bem sucedida por todos os dias de sua vida. Para isso, é importante observar as instruções de como trabalhar, descansar e refazer suas forças. Além da pessoa cuidar de si e de suas condições de saúde física, mental e emocional, há também outras pessoas que estão diretamente ligadas a nós e elas também se desgastam e precisam do mesmo descanso. Nos tempos bíblicos e por muitos séculos depois, muitas atividades de trabalho, dependiam de força animais domesticados e utilizados no dia a dia; claro, eles também precisam descansar e fazer as manutenções necessárias. Deus espera que as pessoas ajam com responsabilidade, cuidando de si e de seus familiares, trabalhadores auxiliares e fornecedores, como também os animais de serviço. Uma vez que somos abençoados, é justo que abençoemos também aos demais ao nosso redor. Explorar injustamente ou com exaustão os recursos disponibilizados para o nosso bem, não é inteligente e muito menos espiritual. A Lei dada por Deus ao seu povo contemplava isso. “Não amarrem a boca do boi quando estiver pisando o trigo” (Dt 25.4). Veja uma explicação que o apóstolo Paulo deu sobre esse texto: “Porque na Lei de Moisés está escrito: “Não amarre a boca do boi quando ele pisa o trigo.” Por acaso Deus está preocupado com bois? Será que não é certamente por nossa causa que ele está dizendo isso? É claro que é por nossa causa que isso está escrito. Pois quem lavra deve fazê-lo com esperança e o que colhe deve fazê-lo na esperança de receber a parte que lhe é devida” (1 Co 9.9,10). Pense na suas jornadas diárias e confie na capacidade de Deus prover e cuidar de você e dos seus.

Senhor, muito obrigado por cuidar de mim e da minha família de uma forma muito generosa e fiel. O Senhor é o meu pastor e de fato nada tem nos faltado. Confiamos que o teu poder e a tua sabedoria irá nos guiar sempre. Oramos em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário