Preste Atenção

Meditação do dia: 12/09/2023

“Deem atenção a tudo o que eu tenho dito a vocês. O nome de outros deuses não deve ser lembrado nem pronunciado por vocês.” (Ex 23.13)

Preste Atenção – Muito se tem falado nos últimos tempos sobre algo chamado de “Déficit de Atenção;” uma pesquisa rapidinha no Dr Google já ilumina sobre o tema: Doença crônica que inclui dificuldade de atenção, hiperatividade e impulsividade. Em geral, o TDAH começa na infância e pode persistir na vida adulta. Pode contribuir para baixa autoestima, relacionamentos problemáticos e dificuldade na escola ou no trabalho. Qualquer conversa rápida com um professor ou profissional da área da educação, já será suficiente para perceber quão grande é o número de casos na atualidade e como isso tem sido preocupante. Estou cursando Pedagogia e isso é muito recorrente nas matérias e nos debates sobre a educação e muito mais agora que a inclusão é uma necessidade para todos os alunos e todos precisam colaborar e participar para que o aprendizado seja equitativo e eficiente. Agora gostaria de arrastar esse tema para o chamado de Deus para o seu povo com relação à sua Palavra e aos seus ensinamentos. Parece bem lógico e intuitivo que se está pedindo para dar atenção, então é porque não se estava dando ou prestando a atenção suficiente. Todos queremos acertar e sermos bem-sucedidos na vida e fazendo o melhor em tudo, mas muitas coisas exigem uma atenção mais e esse detalhe faz toda diferença nos resultados finais. As advertências da Palavra de Deus ou as leis, rituais e cerimoniais, não nos foram dados para nos limitar e frear os ímpetos humanos. A intenção é delimitar os campos de atuação, de forma que possamos produzir mais e melhor. Como a TDAH física e orgânica que afeta as pessoas desde criança e lhes dificulta a vida e os relacionamentos, precisando serem medicados e acompanhados por profissionais de saúde, assim também parece existir uma TDAH espiritual, que afeta a vida e o relacionamento com Deus; também é doença crônica e precisa ser diagnosticada e tratada, para produzir condições de vida plena e abundante. Quantas vezes deparamos com expressões na Bíblia como: “Prestem atenção” – “Ouçam” – “Dai ouvidos” – “Lembrem-se” – “Inclinai os ouvidos.” O valor da meditação está na prática que propomos fazer ao final de cada período. Estudar, refletir, descobrir, catalogar e arquivar os conhecimentos não vai nos ajudar em nada! Uma pequena ação prática é melhor que uma grande lição teórica. Como disse o rei Salomão: “É melhor um cão vivo do que um leão morto.” (Ec 9.4).

Senhor nosso Deus e Pai, te agradecemos pela vida e pelo privilégio de viver para a tua glória e conhecer a tua Palavra e os teus ensinamentos que conduzem à verdadeira vida. Reconhecemos os teus princípios como santos, justos e verdadeiros e transformadores. Oramos pedindo graça e força para honrar a ti e atentarmos para os teus ensinos, em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário