O Anjo do Senhor

Meditação do dia: 16/09/2023

“Eis que eu envio um Anjo adiante de vocês, para que os guarde pelo caminho e os leve ao lugar que tenho preparado.” (Ex 23.20)

O Anjo Do Senhor – Anjos são seres espirituais criados por Deus e o servem com obediência reverente e são considerados santos, pela maneira de se relacionar com Deus e com o trabalho que prestam. São citados na Bíblia em muitíssimas passagens, quase sempre interagindo com os homens. Segundo o autor da Carta aos Hebreus, eles cooperam com os filhos de Deus. “Ora, a qual dos anjos Deus em algum momento disse: “Sente-se à minha direita, até que eu ponha os seus inimigos por estrado dos seus pés”? Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação?” (Hb 1.13,14). Juntando as peças nos registros bíblicos, descobrimos que são muito numerosos e Deus ainda pode criar tantos quantos entender; eles são também organizados e realizam trabalhos os mais variados e cumprem funções que lhes são determinados. “Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação. Pois nele foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele” (Cl 1.15,16). Entre essas coisas visíveis e invisíveis, tronos, soberanias, principados e potestades, se incluem anjos em diversas classes de poder e autoridade. Também sabemos que não podem e não devem ser adorados, afinal, são criaturas e estão servindo. Também sabemos que são versáteis em suas manifestações, podendo ser vistos, fazer contatos físicos e realizar muitas tarefas. Entre essas tarefas podemos incluir, proteger, lugar, guerrear, confortar, transmitir mensagens e realizar feitos de disciplina ou executar sentenças que Deus lhes ordena. Nesse caso específico do texto da nossa meditação, podemos entender que seja um anjo de grande poder e autoridade, ligado a área de administração ou condução de interesses de Deus; ele estaria com autoridade de exercer diversas possibilidades de ações, até mesmo executar castigos por comportamentos inadequados e desobediência a verdade revelada de Deus. Alguns estudiosos defendem que muitas dessas manifestações de grande importância e responsabilidade, sempre se tratava de uma Teofania, ou manifestação de Deus, através da pessoa de Jesus, pré-encarnado. O fato é que Deus disse ao povo através de Moisés, que tomassem cuidado e fossem obedientes e agissem com fidelidade, porque ele estaria investido de autoridade, representando o próprio Senhor Deus, o Todo-Poderoso. Sempre os vejo nos textos bíblicos como sendo promessas de Deus para cuidar de nós, nos guiar por caminhos e situações que expressam o melhor de Deus. Sabendo que são seres muito especiais e que podem estar agindo veladamente, invisíveis, só acompanhando, podemos praticar a nossa fé, agradecendo a Deus em oração pelo ministério deles, e pelo cuidado em servir a Deus, nos ajudando em missões difíceis.

Senhor, agradecemos todas as medidas de amor e cuidado que tens para conosco, enviando quando necessário os teus anjos para ajudar e cuidar para que a tua vontade prevaleça e teu reino seja de fato estabelecido. Agradecemos em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário