Meditação do dia: 19/09/2023
“Porei as suas fronteiras desde o mar Vermelho até o mar dos filisteus e desde o deserto até o Eufrates; porque entregarei nas suas mãos os moradores da terra, para que vocês os expulsem de diante de vocês.” (Ex 23.31)
As Fronteiras da Promessa – Desde o êxodo israelita até os nossos dias, já se passaram muitos anos, milhares na verdade. Israel já foi uma nação consolidada e depois foram para o cativeiro diversas vezes até que em 1948, voltaram a ser uma nação com um território próprio, pequeno, mas deles mesmo. Confesso que admiro muito a história dos povos, e Israel, por estar ligado espiritualmente com a nossa fé cristã, se torna muito especial. Aquele pedaço de mundo ali no Oriente, é um berço da civilização humana e há povos e nações muito antigos e que permanecem até hoje. Pelo contexto bíblico, sabemos que Israel é o povo da promessa e da aliança com Deus. Começando com Abraão, até chegar àquela multidão que saiu do Egito sob a liderança de Moisés e Arão, se passaram muitos anos, mesmo com tudo isso sendo levado em conta, cada palavra da promessa de Deus se cumpriu nos mínimos detalhes. Quando eles saíram do Egito, as promessas foram confirmadas e todas se cumpriram e foram estabelecidos na Terra de Canaã e prosperaram grandemente, de forma que na época do rei Salomão, quando foi o apogeu do reino de Israel, eles estavam a 400 anos da saída do Egito e já eram um povo muito prospero e contado entre as grandes nações. Mesmo em todo esse tempo eles nunca tomaram posse territorialmente de toda a extensão do território que Deus prometera e vemos confirmado no nosso texto de hoje. Quando olho para versículos como esse, que contém palavras proféticas onde literalmente Deus está fazendo afirmações sobre algo que ele fará acontecer, vemos que há ainda muita história para acontecer. Por outro lado, com as agitações políticas internacionais dos nossos dias, olhando para o mapa de Israel hoje, ali, prensado entre o Mar mediterrâneo, o Egito, a Síria, Jordânia e Líbano. Sabendo que a promessa territorial, os leva até o Mar Vermelho, até o Rio Eufrates, lá no meio do território do Iraque, sabemos que haverá muita agitação entre as nações. Como essas coisas acontecerão eu confesso que não sei e não faço a mínima idéia, mas sei que acontecerão, porque está escrito na Palavra de Deus. Acredito nisso!
Senhor, nos confiamos em tua capacidade de cumprir cada uma das tuas Palavras, nenhuma delas cairá por terra sem que a verdade se cumpra. Os homens fazem planos e se cercam de cuidados e proteções, mas ninguém pode frustrar os teus planos. No devido tempo todas as coisas estarão alinhadas com a tua perfeita vontade. Graças por tudo isso, em nome de Jesus, amém.
Pr Jason